sorvete de damasco seco
[ com pistacho ]

apricot_pistachio_icecream.jpg

Para estrear o The Perfect Scoop do David Lebovitz que ganhei da querida Bri, decidi fazer a receita do sorvete de damasco seco com pistacho. Adoro esses dois ingredientes e acho que eles casam muito bem. Como o Lebovitz relata, os damascos secos da Califórnia são imbatíveis e foi o que usei. Também os pistachos são californianos. Aliás, o assunto aqui em casa agora é pistacho, já que o Uriel já está passando dias lá na fazenda dos dito cujos, preparando a maquinaria que vai ser testada durante a colheita. O sorvete ficou divino pro meu gosto, com a acidez adocicada da fruta misturada com a crocância dos verdinhos. Mas não foi sucesso absoluto de público e crítica, pois alguém não gostou e não comeu. Azar o dele, sobrou mais pra mim!
Dried Apricot-Pistachio Ice Cream
140 g/ 5 ounces de damascos secos cortados em quatro
[use os da California, se for possível]
3/4 xícara / 180 ml de vinho branco, seco ou doce
1/2 xícara / 70 g de pistacho sem a casca
2/3 xícara / 130 g de açúcar
2 xícaras / 500 ml de half-and-half *creme de leite diluído
Algumas gotas de suco de limão fresco, espremido na hora
Numa panela coloque os damascos picados e o vinho. Deixe cozinhar por 5 minutos, desligue o fogo, tampe a panela e deixe descansar por mais ou menos uma hora. Pique os pistachos com uma faca.
Bata os damascos no liquidificador com o açúcar, half-and-half e suco de limão. Deixe a mistura gelar um pouco e então coloque na sorveteira. Quando o sorvete já estiver cremoso, adicione os pistachos picados.

9 comentários sobre “sorvete de damasco seco
[ com pistacho ]”

  1. Fer, aqui temos o damasco sírio, bem azedinho, e o chileno, mais doce. Será que os daí estariam mais próximos de qual?
    E, ainda, “alguém” é difícil de agradar, né?
    Bjs

  2. Fezoca, esse gelado está delicioso, eu não provei mas a foto diz tudo…está cremoso e com esses bocadinhos de damasco a notar-se hummm…eu iria gostar de certeza!!!
    Beijos

  3. Fer! Esta combinação para mim está perfeita,adoro os dois. Porém aqui em POA creio que damasco seco da Califórnia non ecziste..Ficou lindo,a textura parece perfeita e cremosa,creio que já podes abrir uma sorveteria que irás ficar rica..um beijo!

  4. OI Fer, tudo bem? Estou voltando das férias hoje e vim aqui ler as tuas novidades, depois de ter viajado um pouquinho pela Italia e visto pratos diferentes, estranho mas pensava em vc, rs rs rs. Gostei dos sorvetes! Eu tinha respondido a algumas perguntas que vc me fez atraves do e-mail, vc recebeu? Bom fim de domingo.

Deixe a sua pitada: