Clafoutis de ameixa

clafoutisameixa.jpg

Me dá um desespero quando vejo qualquer alimento se estragando. Infelizmente isso sempre acaba acontecendo, pois nem sempre conseguimos fazer todas as receitas e usar todos os ingredientes. A situação emergencial desta semana incluia algumas ameixas. Metade delas foram para o lixo, pois já estavam podres ou ressecadas. Outra metade virou uma sobremesa, inspirada nessa receita de Clafoutis do Garrett. Aaah, me senti uma verdadeira heroína, salvando as roxinhas de um destino trágico.
6 ameixas sem a semente e cortadas em quatro
3 ovos
1/3 xícara de açúcar comum ou de baunilha
1 xícara de leite ou de creme de leite [ou uma mistura. usei só leite]
2 colheres de chá de extrato de baunilha
1 pitada de sal
1/2 xícara de farinha de trigo
Açúcar de confeiteiro para polvilhar
Pré-aqueça o forno a 350ºF/ 180ºC. Unte um refratário com manteiga. Eu usei forminhas pequenas. Distribua as ameixas na forma/ forminhas. Jogue um pouco do açúcar por cima das frutas.
Numa vasilha separada bata bem os ovos com o açúcar. Adicione o leite, o extrato e o sal e bata bem. Adicione a farinha peneirada e bata ate ficar bem incorporado. Coloque o liquido na forma/forminhas com as ameixas. Asse por mais ou menos 40 minutos. Como eu fiz nas forminhas, assou mais rápido. Polvilhe com o açúcar de confeiteiro. Sirva morna ou fria.

10 comentários sobre “Clafoutis de ameixa”

  1. Fezoca que boa ideia fazeres clafoutis para aproveitar as ameixas…acreditas que nunca provei esse doce, deve ter uma textura maravilhosa!!! nunca me lembro de o fazer, só quando o vejo em algum lugar penso em fazê-lo…mas um dia deste vou experimentar.
    A foto está linda e pelo aspecto deve ter ficado delicioso!!!
    Bjs

  2. Partilho do seu desespero: eu detesto deixar coisas estragarem na geladeira. Outro dia eu salvei alguns pessego, cozinhei no vinho e açúcar. Todas a frutas viram doce prá acompanhar sorvete de baunilha!
    Gostei da sua receita, vou tentá-la no próximo resgate!
    Bjs

  3. Ola Fer
    Maravilhosa, pode ser de bananas tb, acho….
    Já tive uma ajudante de cozinha que tudo que sobrava ela transformava em sopas, nao estragava mais nada lá em casa. Sopas creme, pedaçudas, de tomates, cenouras, até pizza!!! (batia tudo no liquidificador e… voilá!!!) bj Fah.

Deixe a sua pitada: