bacalhoada fresca

bacalhoadafresca.jpg

O bacalhau salgado é uma iguaria cara e não muito comum por aqui. Mas o bacalhau fresco é abundante. Então decidi fazer uma bacalhoada fresca. Não fica a mesma coisa, mas quebra um galho e ajuda a amansa as lombregas, que já ouviam um fado e bebericavam vinho verde por antecipação da comilança.
Fiz no fogo. Numa panela de ferro coloquei uma camada de cebola em fatias finas, uma camada de batata em fatias finas, dois filés de bacalhau [Rock cod] temperados com sal marinho e pimenta do reino moída, por cima do peixe mais uma camada de cebola, outra de batata, uma camada de pimentão verde em fatias finas e azeitonas pretas. Salpiquei um pouco de sal e pimenta e reguei com bastante azeite. A panela tampada ficou em fogo médio por uns 15 minutos.

8 comentários sobre “bacalhoada fresca”

  1. gostei da ideia e vou adapta-la, fazendo uma bacalhoada (estilo peixada capixaba), com tomate, cebola, pimentao e talvez ate leite de coco.

  2. Eu adoro bacalhau fresco, o meu sogro sempre faz, ele adora ir para a cozinha. As receitas dele são uma melhor que outra. Eu acho que até prefiro o fresco ao salgado, é mais suave.
    A sua esta de dar água na boca!

  3. Fer, a cara está ótima,ontem preparei bacalhau também,fiz uma brandade de bacalhau,em vez do creme de leite substitui por nata fresca,é meio trabalhoso mas parecia que estava comendo nuvem,uma delícia!beijo!

Deixe a sua pitada: