tudo por um sorvete de figo

colhifigos.jpg
figosverdes.jpg
figosverdes2.jpg
sorvetedefigo.jpg

Culpa da Fafah, que deixou um comentário mencionando um tal sorvete de figo. Minha mente obsessiva entrou em modalidade ziriguidum. Não sosseguei enquanto não fiz o sorvete. Felizmente estamos em temporada de figo. Felizmente em moro num estado onde os figos abundam. Felizmente eu tenho acesso à uma árvore de figos. Felizmente pra Fafah também, pois se eu não conseguisse fazer o tal sorvete de figos, certamente ela iria receber mensagens ameaçadoras das minhas lombrigas mafiosas.

Para fazer o sorvete de figo foi super simples. Envolveu apenas algumas etapas que foram facilmente superadas. Primeiro fui dirigindo até a estação experimental de vegetable crops da UC Davis, onde tem uma figueira de ninguém dando sopa e muitos figos. Esses não são dos figos roxinhos, mas da variedade calimyrna, que é verde. Fui até a figueira munida de luvas e cesta, me espichei toda pra colher as frutas mais madurinhas—a árvore estava lotada, então já sei que ainda vou poder voltar lá mais vezes. A estação experimental fica no meio de um poeirão, com greenhouses de um lado, campos de milho e outros legumes do outro. Tem que ir de sapato fechado e tomar cuidado pra não pisar em figos podres e depois pisar na terra e pedregulhos. E tem que lembrar de checar as solas do sapato antes de entrar no carro.

Munida de muitos figos madurinhos, rumei para casa onde
eles foram lavados e despolpados—alguns devorados animalisticamente ali na frente da pia mesmo. Depois fiz uma mistura de 2 xícaras de creme de leite fresco, 1 xícara de leite integral, 3/4 de xícara de açúcar e 2 colheres de chá de essência de baunilha. Misturei bem com o batedor de arame, até o açúcar dissolver completamente. Acrescentei a polpa de vários figos, mexi bem e coloquei na sorveteira.

Olha, não vou nem tentar contabilizar aqui em público a quantidade absurda desse sorvete que eu devorei, enquanto murmurava palavras elogiosas e prazeirosas degustando o creminho gelado impregnado do sabor e das sementinhas de figo. Obrigada pela inspiração Fafah. As lombrigas de pança cheia mandam lembranças!

31 comentários sobre “tudo por um sorvete de figo”

  1. Ahahahah O Roux sempre a inspeccionar as coisas dos “adultos”… :o) Adoro ver as fotos de comida em que ele aparece para dar um ar da sua graça. E depois sempre com aquele ar de quem não é nada com ele!!! Ahahahah
    Figos? São só os meus frutos favoritos (a par com o maracujá). Em sorvete nunca provei mas deve ser booooooom, Fer!! :o)
    Beijos
    P.S. Tenho uns baby gatinhos lá no condomínio! Lindos!!! Uns são tigrados cinza como o Roux e outros tigrados amarelos como o Tobias! Ontem o meu dia até começou melhor, quando ao sair de casa dei com eles na brincadeira com a mãe gata (suspiros)!

  2. pessoal quem estiver interessado em adquir maquinas de sorvete e colocar em praticas estas e outras receitas é só ligar para 051-99614880 temos maquinas com melhor textura e cremosidade do mercado nacional
    email para simoesrps@gmail.com

  3. Sou Portugues, lá existem variedades de figos cada um com seu sabor e doçura. Peludos, lampos, teta de cadela, roxo (valindos). Os mais deliciosos são os teta de cadela, pequenos, maduros ficam com a sua haste caida e torcida têm pinfo de mel no olhinho.
    Figos com amendoim em pasta, figos com creme de leite, figos com avelãs trituradas. Tudo o que tem figo fica melhor ainda. Esta é a fruta que me dá mais saudades. Agora moro no Pará e tenho 2´figueiras do roxo de Valinhos. Ganhei de uma amiga que tem 2 figueiras e faz muito doce de figo “figada”. No ceará tudo o que se plantar e irrigar dá… pensem nisso amigos de lá.

  4. Olá, achei seu blog e adorei a idéia do sorvete de figo, lá em casa figo perde, só que eu não tenho a sorveteira, buaaaaa
    Será que dá para fazer de outra maneira?
    Obrigada!

  5. Bem, aqui ño Ceará não é época de figo nunca, mas é possível comprá-los, apesar de caros. Mas o que ando de olho há algum tempo é a máquina de sorvete, já pude perceber que vale a pena comprá-la. Bjtos

  6. sabe que naquele post em que você perguntou o que fazer com as favas de baunilha, eu pensei justamente em te sugerir de misturá-las aos figos numa geléia, mas acho que no sorvete essa mistura deve ficar ainda melhor!
    será que tem essa sorveteira aqui no Brasil? parece ser tão gostoso esse sorvete, ainda mais feito assim, com frutas frescas e sem gordura trans!
    beijocas e parabéns pela receita!

  7. Fer, eu amo figos mas não consigo comer estes vendidos aqui, com cheiro de defensivos. Que delícia ter tudo assim, à mão. Agora são minhas lombrigas que ficaram assanhadas por figos e calor. Que fotos lindas. Parabéns. Beijos, N

  8. Estou aqui babando e so imaginando a delicia que ficou esse sorvete Fer! Adoro figos frescos….
    ai ai ai, quero uma figueira aqui pertinho tbem!
    Beijos!
    Ana

  9. Acho muito feio alguém descrever com tanto detalhamento e publicar fotos estarrecedoras de uma maravilha de sorvete de figo aos pobres mortais que não têm figueira, sorveteira e calor para consumir tal iguaria. (risos). O sorvete ficou um luxo. Beijo.

  10. Fer, o teu post é um atento desavergonhado às lumbrigas mundo afora!! Poxa, tenha dó de nóiiis.
    Na próxima vez que eu encontrar figos no mercado, eles terão destino certo.
    beijocas

  11. Vc tá querendo se vingar da Fafah em cima da gente, hein? Minhas glândulas salivares ficaram a todo vapor qdo vi essa foto! Ah, Fer! Precisava do seu end. de email… preciso falar uma coisa contigo! É só ficar uns dias fora da blogosfera e me arrependo com tantas coisas boas q vc andou publicando.. preciso trabalhar menos!Beijos….

  12. Vc tá querendo se vingar da Fafah em cima da gente, hein? Minhas glândulas salivares ficaram a todo vapor qdo vi essa foto! Ah, Fer! Precisava do seu end. de email… preciso falar uma coisa contigo! É só ficar uns dias fora da blogosfera e me arrependo com tantas coisas boas q vc andou publicando.. preciso trabalhar menos!Beijos….

  13. Adorei a foto e o sorvete deve ficar divino, confesso que nunca pensei em fazer sorvete com os deliciosos figos! Que bom que a máquina está fazendo delícias…aproveite o calor pois aqui estamos virando picolé!
    Beijos!

  14. Oi Fer , que bom menina, vc conseguiu! tá vendo que talento que vc tem? vou até comprar uma maquininha dessa pra fazer a tua receita! beijinho, Fah.

  15. Fer,a consistência do sorvete parece perfeita, bem cremoso, mas aqui está um frio de arrebentar então fica prá depois..beijo!

  16. Sou uma apaixonada confessa por figos. Aliás, tenho duas figueiras no quintal e tento aproveitar os frutos no máximo.
    Esse sorvete… é simplesmente divinal! 🙂
    Beijão.

Deixe a sua pitada: