molho de azeitonas pretas

Num sábado comprei dois filés grandes de bacalhau fresco e preparei essa receita de sumac crusted cod with black olive sauce. Infelizmente o prato não fez o sucesso que eu esperava que fizesse. Na minha opinião o molho de azeitonas, mais o sumac, ficou exagerado. O bacalhau fresco é um peixe bem carnudo e leve, não combinou com temperos tão vigorosos. Não ficou do nosso gosto e, infelizmente, não conseguimos comer o que sobrou, que acabou indo pro… [ai!].. lixo…

No entanto sobrou uma parte do molho de azeitonas, que não usei para servir acompanhado do peixe por razões óbvias—o do tempero já estava demais. Guardei na geladeira e resolvi usar como molho de salada. Ficou ótimo numa salada de folhas verdes variadas. Mas quero experimentar com abobrinha.
Molho de Azeitonas Pretas
1/3 xícara de azeitonas pretas descaroçadas
1 filé de achova/aliche ou 1 colher de chá de pasta de anchova
1 xícara de azeite extra virgem
1 dente de alho
1 ramo de tomilho
1 colher de sopa de suco de limão
1 colher de sopa de vinagre de laranja* não estava na receita original, mas eu acrescentei para a salada
Bata tudo no liquidificador ou processador até ficar um molho bem liso e espesso. Mantém-se bem na geladeira por muitos dias.

11 comentários sobre “molho de azeitonas pretas”

  1. eu sou um tanto rigorosa com peixes costumpo prepara-los com o menor número de ingredientes possiveis, e desconfio de qualquer nova combinação…acho tão saborosos os peixes q qlq coisa q os mascare passam longeda cozinha… mas a saladinha…hum essa deve ter sido um sucesso! beijos

  2. Oi Fer, vc é uma autora prolífica e eu ando com o tempo curto, então, quase não tenho comentado, mas devoro seus posts, como sempre, lambendo os beiços, rsrsrs…
    Que molhinho tudo de bom, hein?
    Bjs

  3. Oi Fer, teu blog me pegou mesmo… estou lendo os meses passados, cheguei em julho/06… nossa.. descobri a pouco tempo o mundo dos blogs, imagina, e os food blogs são otimos.. mas engordam!!! Vc tem origens italianas né? Eu moro aqui na Italia a 17 anos. Estranho mas me identifiquei com vc em muitas coisas, gostei. Parabéns pelas receitas, eu ainda continuo fazendo somente desastres.. Se quiser algum livro tipico ou receita italiana è so falar pois o meu arquivo è grande. Bjs

Deixe a sua pitada: