Clafoutis de abobrinha, milho & queijo de cabra

clafoutisabobrinha-1S.jpg
Essa receita muito saborosa da Bia eu tive que testar. Fiz algumas modificações, porque é sempre de praxe. Como só tinha uma abobrinha amarela pequena, juntei o milho raspado de duas espigas. Também não tinha cebolinha, usei uma mistura de ciboulette e salsinha, ambos fresquinhos da minha horta. A salsinha foi praticamente resgatada, pois já estava quase se metamorfoseando numa planta alienígena.
2 abobrinhas * uma abobrinha pequena e milho de duas espigas
1 maço de cebolinha *ciboulette e salsinha
4 ovos
80 g de farinha de trigo
500 ml de creme de leite fresco
180 g de queijo de cabra fresco
Pré-aquecer o forno à 180°C/355ºF. Ralar as abobrinhas no ralo grosso e raspar o milho com uma faca. Refogar a abobrinha ralada e o milho em um pouco de azeite, juntar as ervas picadinhas, sal e pimenta do reino, tampar e deixar cozinhar 10 minutos. Deixar esfriar. Bater os ovos como para uma omelete, Junte aos poucos a farinha e vá misturando com um batedor de arame. Junte o creme de leite. Misture bem até que fique bem liso. Amasse o queijo com um garfo e junte ao creme anterior, misturando bem. Junte a abobrinha e milho cozidos e despeje numa forma untade com manteiga. Deixe assar 30 minutos, ou até que doure. Tire do forno e deixe esfriar.

19 comentários em “Clafoutis de abobrinha, milho & queijo de cabra”

  1. Fiz essa maravilha no sabado, aproveitando que o stepson saiu para comer e ir ao cinema com amigos
    (abobrinha e’ um pouco demais para ele, que nao e’ muito picky, mas…. tem seus limites)
    excelente, muito gostoso mesmo!
    MERCI

  2. Uma idéia maravilhosa. Tenho abobrinha, cenoura e milho. (eu confesso que tb mexo nas receitas, às vezes sigo à risca, mas….).
    As receitas do seu blog são sempre uma inspiração. As fotos são primorosas, delicadas e nos cativam.
    Estou numa jornada verde. Preciso mais vegetais na nossa vidinha. Tenho me empenhado bastante. Acredito que se a primeira geração não come, a segunda menos ainda. E temos que dar um bom e gostoso exemplo. Parabéns! Seu blog é leitura obrigatória. Ótimo.
    Beijos
    Paola

  3. Sua clafoutis está linda! Antes de ontem comi uma que leva tofu na composição. Na aula anterior à minha, o professor deu três pratos com base em tofu (entrada, prato principal e sobremesa). Vou pedir a receita para ele. bjo, Nina.

  4. Deve ficar uma delicia, e queijo de cabra é uma das melhores coisas que existe. Na França eles vendem muito essas tortinhas congeladas, naqueles pacotes pra uma pessoa :-), usando o queijo de cabra e abobrinha. Aqui eu nunca vi, o jeito é fazer em casa, que fica muito mais gostoso. Beijocas.

  5. Amei! Eu amo abobrinha! Você tem esta receita em inglês? Queria mandar para uma amiga vegetariana (que aliás mora na California, em Brentwood), mas tô com preguiça de traduzir. Além disso, como não sei cozinhar (eu só como!) não sou a melhor tradutora do mundo para receitas.
    PS: no ano que vem vou à California e se der vou dar uma passada em Davis só pra te conhecer, pode ser? 🙂

  6. Fer, sempre tive curiosidade de preparar este Cafloutis, mas qual outro tipo de queijo você pode me indicar, pois tenho uma certa dificuldade de encontrar este que a receita pede!
    Abraços.

  7. Olá Fernanda, descobri seu blog há pouco tempo mas não precisou muito para me tornar uma leitora assídua. Eu, que apenas recentemente comecei a me interessar de verdade por cozinha (até aventurei-me num blog!), tiro muita inspiração de vc, do jeito como escreve até a paixão pelos ingredientes que é contagiante. E esse clafoutis me parece delicioso, certamente tentarei fazê-lo em breve. Um abraço, Lud

  8. Decisao 1: de agora em diante so’ abro seu blog minutos antes da hora do almoco.
    Decisao 2: clafouti de abobrinha estara’ no meu menu de domingo
    Estamos conversadas…. 🙂

Deixe a sua pitada: