já viu um pé de alcachofra?

artichokeatalisons1.jpg artichokeatalisons2.jpg
artichokeatalisons3.jpg artichokeatalisons4.jpg

Eu nunca tinha visto um, apesar de comer alcachofra desde que criança. Minha mãe fazia em ocasiões especiais, recheadas com pão e imersas no molho de tomate e eu amava raspar a “carninha” das folhinhas com os dentes. Quando vi o pé de alcachofra na horta da Alison, com algumas não-colhidas transformadas em lindas flores roxas, fiquei abismada. Que lindas, não? Nunca imaginei que elas pudessem florir.

24 comentários sobre “já viu um pé de alcachofra?”

  1. Fer
    Tudo bem querida,quanto tempo não nos falamos,heim?
    Estava vendo as flores de alcachofras…que linda…
    Gosto muito de comer alcachofra…faço assim:Cozinho inteira na pressão(para ir mais rápido…rss..)depois,faço um molhinho com mostarda Dijon,limão,azeite de oliva,sal e pimenta em pó.Mexo bem para incorporar os ingredientes,
    Coloco a alcachofra numa saladeira,o molhinho na molheira e chamo a “tchurma” para comê-la…tiramos as pétalas e passamos no molhinho e comemos, acompanhada de uma boa cervejinha…hummm…deliciosa.
    Mas vc é cozinheira de mão cheia,deve estar “careca” de saber essa receita,né?
    Beijos…fique com Deus…
    Sonia NOvaes

  2. Fer, paaaaara que deve ter dado algum erro ao abrir a sua página, e a foto do post glub glub ficou bem em cima das alcachofras… acho que vc não entendeu nada quando leo oq escreví, do mesmo jeito que eu vnão entendí nada naquela foto…

  3. Fer, a flor é linda!! E eu amo alcachofra… cozidinha, tiro as petalinhas e passo no limão, sal e azeite… show!!
    A primeira foto é oq, heim? Nossa, fui tão longe que até um peixinho eu ví… rsrsrs
    beijo!

  4. Olá Fezoca!
    Acabei de olhar seus últimos posts e realmente ficou difícil acreditar que você não cozinha bem. Tudo parece delicioso! E as fotos estão lindas, parabéns!
    Abçs.
    Débora

  5. Eu tinha visto em foto. Uma autora (que eu não lembro o nome) lançou um livro só de receitas com alcachofra. Até doce tem. A capa desse livro é ilustrada com uma maravilhosa foto da flor rocha. Linda.

  6. Eu já 🙂
    E já ganhei um arranjo uma vez com flores de alcachofra…lindo, lindo e lindo de viver.
    A gente nem imagina que um monte de coisas que nós comemos dão flores lindíssimas.
    Bjuca!

  7. Olá Fer, voltando do feriado e tentando colocar em dia a leitura de blogs! Flores lindas de alcachofra! O girassol me enfeitiça, desde a infância. O pratinho do gato é uma fofura que nunca vi igual, e fiquei com vontade de comer yellow zucchini… amarelinha na salada, crua… me trouxe a lembrança de um almoço na casa de uma amiga em Boulder e eu piquei fininho para acrescentar na nossa salada de capelleti. Bjs!

  8. Alcachofra também é uma das minhas paixões desde criança, recheada com alho e azeite! Delícia “tchutchar” o pão no molhinho que ficava! Mas não tinha idéia de como era o pé de alcachofra! Linda flor!
    Aqui na Coréia não tem alcachofra…

  9. Tenho uma receita simplezinha mas tão gostosa com alcachofras, é uma das poucas formas que gosto mais do que ela simplesmente cozida, molhando as pétalas e depois o coração em azeite e sal, vou ver se publico agora que tenho um blog para isso.

Deixe a sua pitada: