37ºC

O verão me provoca muitos sentimentos contraditórios, pois apesar de eu adorar certas coisas que acontecem nessa época do ano, eu de-te-sss-to-o outras. Eu gosto das manhãs frescas, da luz, da abundância de frutas, legumes e verduras, de poder colher nectarinas e pêssegos nas árvores do meu quintal, e tomates na horta, de achar figos no Farmers Market, almoçar e jantar na mesa do quintal, de poder nadar sem ficar parecendo um ET arroxeado, de usar sandálias, fazer picnics e tais. Mas abomino os dias tórridos. Os dias em que não se consegue sair na rua, em que a respiração fica difícil, a água da piscina fica quente e xoxa, as casas ficam fechadas, as pessoas se enclausuram nos ambientes com temperatura controlada. E desses dias, que chegam em ondas de dois, três, quatro, não há escapatória. Hoje e amanhã já teremos um aperitivo. Entre meio de julho e meio de agosto vamos estar implorando por dias como hoje. Sim, piora, e muito. Felizmente o verão é curto e os dias agradáveis deixam boas lembranças.
Quando começa a onda de dias quentes e extremamente secos, temos que fazer alguns rearranjos na nossa rotina. Eu fecho todas as janelas e cortinas antes de sair de casa pela manhã e só reabro quando a brisa da noite chegando começar a soprar. As casas têm um bom isolamento térmico e o segredo é não deixar o calor entrar, nem prodizir calor dentro delas. Eu já desliguei a geladeira extra da garagem, lavo e seco roupa à noite e paro de usar o forno. Na cozinha é onde mais se produz calor. Assar muffins num dia baforento, nem pensar! Meus jantares são reestruturados e reorganizados de uma maneira que se faça menos cozinhamentos possíveis. Os menus giram em torno de saladas e coisas feitas na churrasqueira. Nos dias realmente quentes—e temos alguns de lascar, nem a chama do fogão pode ser acesa. Meu jantar brejeiro de ontem foi todo feito na churrasqueira: uma carnita, pimentões vermelhos e beterrabas assadas. Acompanhou uma salada de alface bem fresca.

15 thoughts on “37ºC”

  1. Fer
    É muito engraçado mesmo… Preso por ter cão e preso por não ter cão… Ou frio ou quente, ou seco ou úmido… Se está frio você se queixa, e muito. Se está quente e seco você abomina e manda ver!!! Lembre-se de que aí é uma terra abençoada, onde se plantando tudo dá. E sem necessidade dos agrotóxicos necessários numa região tropical onde moro. Pêssegos e nectarinas produzindo sem necessidade de serem ensacados. E você tem aí de tudo e muito mais do que a gente aqui… Terra abençoada. Não se queixe tanto. Curta o calor infernal e depois o frio temporal…
    Antônio César

  2. Eu nao saia que fazia tanto calor assim por ai ! Eu deteeeesto calor, quando faz 30° C aqui eu ja fico bufando, nem pareco carioca. Mas tb adoro comer do lado de fora, picnic etc, desde que seja 25 ° pq mais de 30 nao da gosto ficar do lado de fora. bjs

  3. Sim, faz calor, mas nao eh o tempo todo, sao ondas, como descrevi. Eh um clima bem desertico, entao nao importa o quao quente, a noite sempre esfria. Campinas eh um horror de umida. Minhas duas semanasc ai em dezembro passado foram so chuva e suor. Sou muito mais aqui, onde o sol brilha o verao todo e nao chove. Alem do que aqui ha infra-estrutura. As casas tem ar condicionado central. Nao eh aquela tortura dentro de casa, de nao conseguir dormir, suando bicas.

  4. Nossa Fer! Faz calor mesmo aí hein? Nem ligar a chama do fogão O.O’
    tá parecendo alguns lugares do Brasil, rsrs
    apesar que deve ser diferente, porque por mais que faça muito calor aqui (pelo menos em Cps) sempre temos aquela brisa, aí dá aquela refrescada mesmo durante o dia mega-ensolarado
    bjus

  5. Ah, como eu concordo! A brisa fresca com cheiro de Verão que entra pelas janelas abertas do carro ou pela varanda da sala é uma delícia! Os dias em que nem se consegue respirar são uma tortura… Podiamos ficar só pelos primeiros que eu agradecia muito! Beijão *

  6. Fer, embora eu viva nos trópicos, deveria estar acostumada, mas tenho todos os sintomas que vc aponta. O pior é que aqui não temos frio – só de vez em quando, mas, suportável.
    Bjs

  7. Fê, já morei no Rio e em Vitória, e sempre viajei muito pra Minas durante todas as minhas férias. Quando mudei aqui pra Florianópolis, todo mundo dizia que o verão daqui era quente, mas beeem tranquilo, e que nem se comparava com o calorão abafado do Rio.
    Mentira… nesse verão que passou peguei temperaturas elevadíssimas, de não querer sair do ar condicionado, e de não conseguir sair pra rua sem minha garrafinha de água… a única diferença pro Rio é que, em alguns dias, batia uma brisa de leve. De resto, tudo igual!
    Tá vendo… o aquecimento global tem dessas coisas…
    Bjo!

  8. Menina, aqui as ruas vivem desertas independente da época do ano. Nem um pé de pessoa na rua, só carros e quando saio para caminhar, lá vem eles parando e perguntando se meu carro quebrou ou se faltou gasolina e preciso de ajuda para chegar a algum lugar. Temos somente alguns dias de muito calor por que na Bay Area o clima é mais ameno. No ano passado quase congelamos esperando a queima de fogos do 4 de julho. Imagine!!!

  9. Abençoado seja o verão no Brasil! Aqui na Coréia somos obrigados a deixar o AC ligado 24 horas por dia dentro de casa, por dois motivos: o calor e a umidade do ar. Sair de casa é torturante…

  10. Por aqui não chega a fazer calor como na tua regiao.mas faz o suficiente para se tornar unbearable para todos nós. O metro, os trens, a correria.tambem nao gosto do excesso de calor, de nao ser muito produtivo porque o calor nao deixa

  11. Fer, acho que voce precisa de uma dose de SD no verao:))Akih o verao oscila normalmente entre 22C to 25C (hoje esta 21C). Eu poderia usar um pouco mais de calor, tipo uns 27C ou 28C, mas raramente acontece..:-/ Eh a proximidade da agua (geladissima!!).
    E akih, INfelizmente o verao eh muito curto..hehe..
    Beijos
    Bri

  12. Fê querida, eu tenho que confessar que também não sou bicho de muito calor. As coisas ficam muito mais fáceis para mim nos dias frios e, quando esquenta muito, o meu humor vai para o beleléu. Acho que eu era para ser um belo urso polar.

Deixe a sua pitada: