torta de espinafre e queijo

tortaespinafrequeijo.jpg

O rolo de phyllo pastry [massa folhada estilo grega] estava descongelado na geladeira há semanas. Um rolo de queijo de cabra implorava para ser usado urgente. Chegou espinafre fresco na cesta—folhonas enormes e verdolentas, uma overdose de clorofila. Resolvi juntar esses três ingredientes numa torta. Missão: jantar. Dificuldade: média. Primeiro prepare o recheio, pois ele deve estar frio quando for colocado na massa. Eu refoguei um scallion [cebolinha], parte branca e verde num tanto de azeite. Use cebola, se nao tiver scallion. Joguei lá as folhas de espinafre lavadas, escorridas e picadas grosseiramente. Refoguei só até as folhas murcharem. Acrescentei sal marinho grosso, pimenta do reino fresca, um punhado de pistachos moídos [use nozes, pinoles, amendoas se tiver e quiser] e acrescentei o queijo de cabra [use feta se tiver e quiser]. Abri a massa. Se não tiver a phyllo, qualquer uma folhada serve. Com a phyllo é importante pincelar muito bem cada folha com manteiga derretida. Forre uma forma grande com parchement paper, vá colocando as folhas da massa e pincelando uma por uma com bastante manteiga—saravá, Julia Child! Não sei se fica tão bom se substituir a manteiga por óleo vegetal em spray ou outra coisa menos calórica. Manteiga é manteiga, não há substituto! Quando terminar as camadas, coloque o recheio sobre a massa, dobre como quiser [eu sou péssima nisso, minhas tortas sempre ficam feias] e asse em forno pré-aquecido em 350ºF/180ºC até a massa ficar dourada e crocante. Sirva frio, que eu acho que fica mais gostoso.

18 comentários sobre “torta de espinafre e queijo”

  1. Adorei a receita, vou sair agora mesmo é comprar os ingredientes que me faltam!!!
    Sua receita é perfeita!!!
    Já usei ricota numa parecida com a sua!!!
    Sucesso nas receitinhas!!!
    Beijos

  2. Que torta bonita, deliciosa!
    Eu faço essa torna direto – acho que é influência da minha land lady grega – e sempre uso azeite de oliva e uma colher de sopa de óleo de girassol. Nunca pensei em usar manteiga…
    Às vezes coloco abobrinha ralada e um pouco de ricota, fica gostoso também.

  3. Fer pára de bobagem porque sua torta ficou linda… e olha tem um substituto pra manteiga derretida…o resultado é tão bom quanto…use ou gemas btidas com um tiquinho de agua ou ovos inteiros….dá o mesmo resultado!bjos

  4. Fer, eu adoro receitas que levam espinafre e geralmente levam algum tipo de queijo também, mas outro dia li que se consumirmos o espinafre junto com derivados de leite, a verdura perde todos os seus nutrientes. Vc sabia disso?
    Beijos

  5. Transmissão de pensameto ou o que? Ontem fiz panquecas de queijo minas, cream cheese e espinafre. Ficaram boas de lamber os beiços!!
    Fer, outro dia também fiz aquele pão de banana seu. Menina, nem te conto o sucesso. Que delícia!
    Um grande abraço!

  6. Se você é péssima nisso e suas tortas saem feias, então nessa você errou a receita pois está linda e apetitosa. Já estou querendo que chegue sexta para pegar meus orgânicos e ver se vem espinafre! rss. Bjs! :p

  7. eita nóis, que agora babei nessa tortinha franca, ingredientes do bem, e se esse close não fosse tão bão, eu num ficaria assim com esse zoião arregalado e essa cara de fome diante da tela, paraaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!

  8. Ai, fiquei tentada! Tenho um pacote de massa phyllo no freezer q ta pedindo p/ ser usado. Minha ideia era algo assim, com espinafre e queijo… adorei a ideia do goat cheese, acho q vou copiar voce Fer!
    Ana

  9. Ai, meu Jesus Cristo! Agora você fisgou o meu ponto fraco: a-m-o a combinação de espinafre com queijo. Estou aqui me segurando pra não ter um troço diante da tela do meu computador. Dos deuses essa receita.

  10. ooooi,
    adorei sua torta de espinafre…
    so’ pra meter o bedelho – funciona sim com olive oil instead of butter. Nao que eu seja butterphobe, mas nao tenho muita paciencia de derreter a manteiga. Quando e’ receita salgada, o olive oil funciona bem.
    So’ que nao uso extra virgin, prefiro um pouco mais de suavidade.
    Uma vez fiz uma torta improvisada mais ou menos como a sua, so’ que eu nao tinha nenhum tipo de noz em casa e coloquei uns tomates secos picadinhos.
    keep those fires burning!
    😉
    S

Deixe a sua pitada: