pudim de caranguejo

pudimcarangueijo.jpg

A receita original que peguei no Marcelo Katsuki é de pudim de siri. Mas como eu só tinha uma lata de crab, foi com crab mesmo. Sinceramente não sei muito bem a diferença entre siri e caranguejo, mas imagino que siri seja um bicho brazuca. Fiz só metade da receita e usei ramequins comuns, então rendeu seis pudinzões. Fiz o molho de melado com balsâmico reduzido que ele sugere, mas achamos que não tinha nada a ver e que é totalmente dispensável. A receita como está no Kats:

Ingredientes:
– 1 kg de siri limpo e desfiado
– 200g de tomate picadinho
– 200g de cebola picadinha
– 50g de coentro bem picadinho
– 45g de cebolinha bem picadinha
– 250g de parmesão
– 150ml de leite
– 100ml de leite de coco
– 100ml de azeite de oliva
– 4 ovos
– 1 unid de alho socado
– 2 limões (suco)
– QB de sal e pimenta do reino

Modo de preparo:
Lave o siri com limão, desfie e reserve. Refogue os temperos e o siri até ficar bem seco e reserve para esfriar. Misture o leite, o leite de coco e os ovos, com um fouet. Com o siri frio adicione o molho e o queijo. Coloque em forminhas untadas com azeite e leve ao forno em banho-maria por 30 a 35 minutos em 200°C. Desenforme e sirva com redução de melaço e balsâmico.

[50 porções por receita]

9 thoughts on “pudim de caranguejo”

  1. Oi, Fer. Até onde eu alcanço, siri é de água doce (ou mangue) e carangueijo é de água salgada. Obrigada pela dupla dica da receita. Beijão.

  2. Oi Fer,
    Que delicia! Eu sou louca por siri. Na verdade crab e siri sao a mesma coisa. Os crabs daqui sao geralmente do Alaska (que sao enormes) ou de Maryland (blue crab). Os do Brasil sao um pouquinho diferentes. Carangueijo eu so vi no Brasil ate hoje. Carangueijos vivem em swamps. Os siris (crabs) vivem na agua salgada.
    Beijos, Leticia

  3. Fer, nestes ramekins qualquer coisa fica linda, siri e caranguejos são primos, o siri tem 6 patas e o caranguejo 10 e tem umas diferenças de habitat também. Achei aqui. Bjs!

  4. Sim, parece-me que o siri é um bichinho tipicamente “brazuca”…! ;-D
    Relembra-me uma roulote cujo dono é brasileiro, na estrada de Benfica, em Lisboa. Servem lá o maior hambúrguer que jamais comi e chamam-lhe o “Brazucão”. O hambúrguer é tão enorme que é servido com um saco de papel por baixo para não perdermos metade do recheio! Nunca consegui comer um “Brazucão” inteiro (só me estou a referir a hambúrgueres, claro!)…

Deixe a sua pitada: