bolo de azeite

Outra receitinha que garimpei no Chow quando procurava por uma sobremesa pra Páscoa. Vi esse bolo no menu de sobremesas do Restaurante Greystone, em St. Helena e achei interessantíssimo. O bolo fica macio e fofo, por causa do azeite, mas não fica oleoso, nem com um gosto forte. É um acompanhamento perfeito para qualquer geléia, especialmente para essa super duper marmalade de limão Meyer com favas de baunilha, que comprei no Farmers Market e ainda não tinha experimentado. Duas palavras: Hmummm Hmummm!!!

oliveoilcake.JPG

Olive Oil Cake
3 ovos
1 xícara de açúcar
1 xícara de azeite extra-virgem
1 1/2 xícaras de leite integral
1/4 xícara de licor Amaretto
Raspas de uma laranja média
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de cornmeal [um fubá mais grossinho]
1/2 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal Kosher [um sal mais grosso]
Açúcar de confeiteiro pra enfeitar – eu não usei
Pré-aqueça o forno em 350°F/180ºC. Unte uma forma com manteiga e farinha.
Numa vasilha grande misture bem os ovos com o açúcar, usando um batedor de arame. Adicione o azeite, o leite, o Amaretto e as raspas de laranja. Misture bem. Numa outra vasilha, misture a farinha, o cornmeal, fermento, bicarbonato e sal. Misture e jogue a mistura de ingredientes secos na mistura liquida. Bata com o batedor até incorporar. Não bata muito. Coloque a massa na forma e asse por uns 40 minutos. Deixe esfriar antes de remover da forma.

13 comentários em “bolo de azeite”

  1. Olá, Fernanda!
    Fiquei curioso com a receita, preparei o bolo e não gostei. Ficou oleoso demais! Consultei o CHOW e a medida de óleo está errada – na realidade usa-se 1 xícara de azeite e não 1 e 1/4.
    R: obrigada por avisar, já corrigi. mil desculpas, devo ter me atrapalhado na digitacao e pelo jeito nunca ninguem testou esse bolo [publicado em 2007] e percebeu o erro.

  2. Oi Fer, me tira uma dúvida? Como faço para converter as medidas das receitas americanas? Existe algums site ou programa de computador que faça isso? Parabéns pela cozinha, viu? Bj Ana

  3. Estou para fazer uma receita de olive oil cake ha um tempao ja… preciso experimentar um bolo desses, todo mundo q come adooora!
    Beijao Fer!
    Ana

  4. Fer, que delícia de receita.Gosto muito de receitas com azeite de oliva. Agora, fiquei apaixonada por esta marmelade..de limao meyer ( que nao conheco -acho) e fava de baunilha.

  5. Querida Fer , estou intrigada , pelas fotos você me parece uma pessoa de peso normal , agora me conta mulher,como manter este peso comendo estas delicias ?????? Eu fico aqui com água na boca só de ver as fotos , mesmo das receitas doces , as quais eu não gosto muito , mas pelas fotos comeria todas e provavelmente ficaria uma bola !!!!
    Conta este segredo para mim vai !!!!
    Delicia de receita e de foto !!!
    beijinhos

  6. Fer, que maravilha!! A combinação do bolo com essa geléia inusitada deve ter ficado ótima. Este seu blog é viciante, não fico muito tempo sem dar uma passada por aqui.Beijo.

Deixe a sua pitada: