duas saladinhas faceiras

Durante a semana eu fico deveras cansada à noite, então os rangos precisam ser fáceis, rápidos, saborosos e nutritivos. Como já não está aquele frio de tiritar ossos, as saladas entram em cena, substituindo as sopas.

Salada de grão de bico com feta cheese e coentro
Essa salada linda e deliciosa, tirei do livro Falling Cloudberries da Tessa Kiros, presente da Valentina, e que já estava esperando um dia especial pra acontecer. Não tem como ser mais simples, e apesar de ser bem leve, é um prato substancioso por causa do grão de bico. Eu simplesmente adoro esse ingrediente, que comeria todos os dias, em pratos quentes ou frios.
Fiz uma quantidade para duas pessoas. Cozinhe o grão de bico em bastante água, ou use um de lata de boa qualidade. Numa panelinha refogue meia cebola roxa numa colher de sopa de azeite. Quando a cebola estiver bem macia, acrescente um dente de alho picado e pimenta verde picada [eu usei pimenta vermelha em flocos]. Refogue mais um pouquinho, desligue o fogo e deixe esfriar. Separadamente tempere o grão-de-bico com bastante coentro picado, salsinha, ceboulette, raspinhas e suco de meio limão. Acrescente o molhinho de azeite, cebola e alho. Misture bem. Acrescente mais azeite a gosto e misture bastante feta cheese picadinho. Eu coloquei um pouquinho de sal, porque gosto de tudo mais salgado, mas não é realmente necessário, pois o sal do queijo se incumbe do serviço. Sirva com pita bread ou com fatias de pão italiano tostadas na frigideira de ferro, como eu fiz.

graobicofetacoentro.JPG

Salada Niçoise – uma variação
A famosa salada de Nice, numa variação bem interessante, que eu vi na revista Everyday Food. Fica uma refeição completa, pois tem um pouquinho de tudo. Nessa receita não ia ovo cozido, mas eu acrescentei, porque o Uriel adora.
Pique umas batatas em cubinhos, ponha numa forma coberta com papel alumínio, regue com azeite e ponha no forno alto por uns 15 minutos, até elas ficarem crocantes por fora, macias por dentro. No meio tempo das batatas acrescente tomates cerejas na forma, regue com azeite e deixe assar, ate eles ficarem molinhos – eu não tinha tomates frescos, usei uns secos bem macios que tinha, comprados no Farmers Market. Cozinhe os ovos, descasque e corte. Monte a salada com: atum de boa qualidade escorrido – eu temperei o atum com suco de limão e azeite aromatizado, folhas de rúcula, azeitonas pretas, os ovos cozidos, as batatas assadas e os tomates. Regue tudo com um molho vinagrete de limão e sirva.

nicoisemodificada.JPG

*vinagrete de limão: suco de um limão amarelo, raspas do mesmo limão, vinagre de vinho branco, azeite, sal marinho, pimenta do reino e uma ervinha fresca – usei orégano. Misture bem com um batedor de arame e use. Guarde as sobras, se houver, na geladeira.

16 comentários em “duas saladinhas faceiras”

  1. Fer que festim ! Eu preciso inventar novas maneira de comer grão de bico, vou copiar a receita. E vou procurar uma receita de chili vegetariano que você postou aqui. Beijocas.

  2. Fer, lindas saladas, a de grão de bico me atraiu mais, acho que por causa daquela fatia de pão… hummmmm e o vinagrete de limão, que delícia! Bjs!

  3. Fer , agora você ” pegou pesado ” saladinhas… com grão de bico que eu ADORO , hum que delícia !!que dicas maravilhosas !!!
    No jantar eu também vou sempre de saladas e essas com certeza irão para meu menu !!!
    grande beijo

  4. Fer, que saladas gosotosas:)) As duas, muito boas e as fotos belas como sempre..
    Ahh, que os ceus oucam suas palavras, e eskente mesmo..ja cansei acordar e ver marcando temp. 59F..hehe
    bjs
    Bri

  5. ei fezoca!
    o chucrute com salsicha está no meu favoritos há algum tempo. já li inteirinho e vivo marcando as receitas.
    o blog de culinária vai ficar pra quando eu perder alguns quilinhos nessa dieta maldita. mas é um projeto, certamente.
    beijos e continue me deixando com água na boca!

  6. Eu adoro grão-de-bico, mas só como fora. Uma vez fui fazer em casa e tive que tirar a pele dos grão uma a uma. Que trabalho da moléstia, menina! Tem um modo mais fácil de fazer isso?

  7. Ai que delícia essas saladas, eu sou péssima para fazer saladas que chamem a atenção e fiquem com cara de ” por favor me coma”…aprendi aqui, com você a fazer saladas lindas, que dispensam, com folga, outros pratos…agora, gostaria de pedir algo: eu comprei erva doce, não sei prepará-la e tenho receio de pegar receitas na internet, e sair errado..você tem alguma receita com aquele bulbo da erva doce? Pode ser salada, se tiver, qual o processo, porque nem sei se dá prá usá-la cria ou se tem que cozinhar
    Muito obrigada desde já, e eu amo o Chuchute com Salsicha (ah, e o Rainhas, é claro…)…rs
    Abraços,

  8. Fezoca, essas saladas são óptimas, então essa com batatinha assada e atum ainda mais saborosa deve ser…e para estes dias quentes que se aproximam nada melhor que umas saladinhas!!!
    Beijos
    Cris

Deixe a sua pitada: