sopa de cebola com maçã

sopacebolamacaverde.JPG

Vi uma fulana fazendo essa receita num programa de tevê. Adorei a idéia de colocar maçã na tradicional sopa de cebola. A receita é a basicona:

2 cebolas brancas descascadas e cortadas em fatias
1 maçã verde [Granny Smith] descascada e cortada em fatias
5 colheres de manteiga
1 litro de caldo de legumes [usei orgânico]
1 copo de vinho branco
Um raminho de tomilho
Sal marinho e pimenta do reino moída a gosto
Fatias de pão francês
Queijo Gruyère ralado

Derreta a manteiga numa panela funda. Jogue a cebola e a maçã e refogue, mexendo de vez em quando, longamente, até começarem a caramelizar. Jogue o vinho, o tomilho, depois o caldo de legumes. Tampe e deixe cozinhar no fogo baixo até reduzir. Salgue a gosto. Moa pimenta a gosto. Coloque a sopa em cumbucas, ponha uma fatia de pão francês no meio da cumbuca e cubra com bastante Gruyère ralado. Ponha no forno pra gratinar. Se você tiver um broiler, é questão de uns minutos.

* no programa de tevê, a fulana cobria a sopa com uma mistura de queijo Cheddar e bacon frito moído. eu achei meio over the top, não fez a minha cabeça. Preferi usar o tradicional Gruyère, mas fica a dica, se alguém quiser tentar.

7 comentários sobre “sopa de cebola com maçã”

  1. Aiiiiiiiiiiii, criatuuuuuuuuraaaaa!!! Onde está o meu babador????????????????
    Mas o que é isso, meu Deus??? Por que raios tenho que ler o Chucrute a essa hora da manhã?? Variação supimpa! Idéia genial!!
    Mas que foi uma ótima idéia pra um jantar de agrado ao marido, ah isso foi! Thanks!
    beijo procê,

  2. Fer, sopa de cebola gratinada já é uma perdição, com maçã ainda deve ficar melhor!!! Que delícia, se não estivesse tão quente por aqui seria o menu do jantar! Mas já vai para a pasta do Chucrute no meu computador…vou testar sem dúvida!
    Um beijo!

  3. Isso de colocar maçã na sopa de cebola, que já é uma delícia sozinha, é uma idéia fantástica! Preciso investigar isso a fundo, no fundo do prato, kkkkkkk.
    Beijos

Deixe a sua pitada: