caldo de alho

Fiz um panelão de caldo de legumes, daquele jeito descompromissado que faço – na slow cooker. Então hoje eu tinha muito caldo fresquinho pra usar numa sopinha saborosa e nutritiva. Escolhi uma das muitas sopas que separei no Moosewood Restaurant Cooks at Home. Era a Simple Garlic Broth, que me encantou pela sua simplicidade e possibilidades de variações e sabores. Ela ficou bem interessante e foi acompanhada por uma fatia grossa do pão de azeitonas tostado na frigideira de ferro.

sopadealho.JPG

Para 6 porções:
8 xícaras de caldo de legumes
3 colheres de sopa de alho ralado fino em fatias ou picado
2 colheres de sopa de azeite
1/2 colher de chá de paprica [*esquecio de colocar]
1 raminho de sálvia, tomilho e salsinha amarrados juntos
Sal e pimenta do reino a gosto
Numa panela frite o alho no azeite, mas não deixe o alho escurecer muito. Acrescente o caldo de legumes fervendo. Coloque a paprica e o raminho de ervas. Ferva por 15 minutos, ou 30 se quiser um sabor mais acentuado. Remova o bouquet de ervas e tempere com sal e pimenta a gosto.
Eu não tinha as ervas frescas, então coloquei ervas secas numa peneirinha de fazer chá e coloquei dentro da panela, para ferver. No final coloquei uns raminhos de açafrão.

8 comentários sobre “caldo de alho”

  1. Agda,
    Eh so voce colocar os legumes e verduras no pot, colocar bastante agua para cobrir tudo, tampar, ligar no minimo ou maximo, dependendo e deixar a panela fazer o caldo. Eu deixo cozinhando o dia inteiro ou a noite inteira. Fica um caldo bem saboroso.

  2. Aqui tá um calorão que fica difícil pensar em sopa…mas a cara da mocinha tá uma delícia e eu a d o r o alho! Cru, cozido, assado…acompanhado do seu pão de azeitonas, hummmmm!
    Para ter uma idéia do calor eu não consegui pensar em almoçar…fiz uma super salada de frutas e comi com iogurte feito em casa e geléia de morango (feitos por moi!).
    Beijos!

  3. Fer, nao fica nem um pouco. O alho quando cozinha adocica. E o meu caldo de legumes estava muito saboroso, nao deixou o alho dominar. Ficou um caldo bem suave, nao deu bafo nem lembranca desagradavel. Pode confiar! 🙂 beijos,

Deixe a sua pitada: