Pão de banana com coco

paodebananacoco.JPG

Assim que eu vi essa receita, apressei o passo e sem delongas me pus a fazê-la. Imagina só que a Molly, dona do blog, está testando receitas para o seu livro de culinária – pressinto que na minha próxima encadernação chegarei lá também, escreverei um livro com minhas próprias receitas, testadas e aprovadas. Bom, essa é outra história. O negócio é que esse pão de banana é o que há! Fica pesado, mas com um sabor cremoso – não dá pra explicar – faça o seu, coma e me diga se o sabor não é mesmo cremoso.

banana-coconut bread
3 bananas bem maduras
2 xícaras de farinha de trigo
¾ colher de chá de fermento em pó
½ colher de chá de noz moscada ralada na hora
Uma pitada de sal
1 tablete de manteiga sem sal na temperatura ambiente
1 xícara de açúcar
1/8 colher de chá de vinagre
1 ½ colher de sopa de rum escuro
½ xícara de coco seco ralado
1 colher de sopa de açúcar demerara ou mascavo

Pré-aqueça o forno em 350ºF/180ºC.
Unte uma forma de pão com manteiga.
Amasse as três bananas com o garfo até formar um purê.
Numa vasilha separada misture a farinha, fermento, noz moscada e sal.
Na batedeira bata o açúcar com a manteiga até formar um creme. Adicione o rum e o vinagre. Adicione o purê de banana e a mistura de farinha alternadamente e batendo sempre. Ajude com uma espátula, pois a massa fica grossa. Misture o coco ralado e mexa bem com a espátula. Coloque a massa na forma e espalhe o açúcar demerara por cima. Asse por 50-60 minutos. O açúcar vai dar uma casquinha crocante ao pão e a mistura de coco e banana é simplesmente perfeita. Tire do forno e deixe esfriar bem antes de cortar e servir.

21 comentários sobre “Pão de banana com coco”

  1. Fer,
    Eu ainda tenho que me arriscar a preparar esses pães…mas ando numa correria tão doida que mal tenho tempo pra comentar nos blogs amigos, quem dirá pra fazer um pão!!! Anotarei a receita pra quando as coisas acalmarem por aqui!
    Apesar de não estar comentando, não deixo de te ler nunquinha, viu??
    beijo grandão procê,

  2. Gente, qdo eu escrevo fermento em pó eh sempre o fermento quimico em pó, nao o biológico. faz sentido, neh? Sim, sao 3/4 de colher de cha de fermento em pó. o pao nao cresce muito.
    1 tablete de manteiga = 100gr.
    tks!

  3. Não entendi essa quantidade de fermento em pó. É fermento químico ou biológico?? Leva realmente só tres quartos de colher de chá???
    obrigado

  4. Olá,
    Só para dizer que este site é dos mais bonitos que já vi. É provavelmente o meu preferido. Você sabia que os seus textos e fotos adoçam o meu dia-a-dia? Pois é…
    Sou sua leitora assídua já há algum tempo, mas hoje resolvi deixar um link para o seu site no meu blog. Além disso, utilizei uma foto sua. Espero que não se importe.
    Muitos parabéns e felicidades. Continue o bom trabalho!
    Lénia

  5. Estou há um tempão com vontade de preparar receitas com banana e agora me aparece mais essa. =) Esse pão tá lindão na foto, fiquei curiosa para descobrir o sabor cremoso. Beijinhos.

  6. pelo jeito todo mundo esta tendo problemas com bananas muito maduras em casa, nao e? ontem mesmo peguei uma receita de banana-walnut loaf da endeusada martha, pra dar conta das minhas! 😉
    esse dai parece bom! a molly sempre faz umas coisas que me agradam.

  7. Fer…não tenho “mão boa p fazer pão”. As poucas vz q fiz ficaram “duros”…chui..chuif…coisitas de uma aprendiz na cozinha…rsrsrs
    Esse parece mesmo ser uma delícia!Fiquei com água na boca 😉
    Bjos

Deixe a sua pitada: