pastinha de edamame

edamamepaste.JPG

Encontrei um pacotão de edamames no congelador. Às vezes eu esqueço coisas lá dentro. Não sei como esqueci esse, pois eu adoro as edamames – a soja verde – e as devoro animalisticamente às colheradas, depois de fervê-las na água e sal, ou mesmo só na água. Desta vez tive uma idéia, baseada no pequeno trecho de um programa de culinária que vi na tevê, onde a chef Annie Somerville do restaurante vegetariano Greens em San Francisco preparava uma pastinha de favas verdes. Resolvi me inspirar nessa receita e usar as edamames no lugar das favas verdes.
Coloquei as edamames já cozidas só na água no food processor. Adicionei bastante tomilho – de três variedades diferentes, casca ralada e sumo de um limão meyer pequeno, sal marinho grosso e azeite. Triturei tudo até formar uma pasta. Comi com crackers, mas acredito que essa pasta fique boa como base de sanduíche, ou como acompanhamento para legumes crudités. O céu é o limite para essa delícia verde!

8 comentários em “pastinha de edamame”

  1. Fer, adoooooooro edamame, eh bom demais, de comer purinha mesmo! Ja vi uma receita assim, chamavam-na de “edamame hummus” hehe!
    Preciso fazer um dia tbem, ta com uma cara taaaao boa, e com esses crackers entao, yum!
    Ana

  2. Hummmmm….. nao so’ curto edamame (mas nunca fiz pate, gotta try it soon)
    mas A-D-O-R-O Ak-Mak crackers!!!!!
    foi meu hubby quem me introduziu aos mesmos anos atras, e viciei. Em casa jamais falta, quando esta’ pra terminar uma caixinha, compro outra imediatamente

  3. Querida Paula,
    As edamames podem ser compradas na casca ou ja debulhadas. Eu compro as debulhadas, porque acho mais facil. Essas da pastinha nao tinham casca. Alias, como voce sabe, a casca nao eh comestivel. beijao! 🙂

  4. Oi, Fer… impressionante como muitas vezes me identifico com esses seus posts… também morei fora por um bom tempo mas acabei voltando pro Brasil…hoje estou testando a sua receita de banana bread, escrevo enquanto o próprio está no forno. Pra galera de SP aviso que se acha edamame nas lojinhas da Liberdade e às vezes no Santa Luzia.
    continue a nos inspirar com suas lindas fotos!!
    bjks

  5. Edamames??? é a primeira vez que ouço falar desse alimento…acho que não temos aqui no Brasil, não é? Procurei no Google uma imagem para ver o que é e me lembrou muito nossa ervilha de vagem.
    Uma das coisas que adoro no Chucrute é a oportunidade de aprender coisas novas!!
    beijo, Fer

  6. comi pela 1ª vez, em janeiro em Londres esses edamames, mas comi cozido com bastante sal grosso, gostei bastante. Foram apresentados dentro das vagens, tal e qual devem estar.
    A sua pasta é feita só com os feijoezinhos ou também com as cascas? só curiosidade que aqui em Portugal não há à venda.
    Um beijo grande

Deixe a sua pitada: