Lemon Confit Shortbread Tart

meyerlemontart.JPG

Lemon Confit Shortbread Tart
Receita retirada do jornal The NY Times
massa:
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher chá de sal
2 tabletes de manteiga sem sal cortada em pedacinhos
1 1/4 xícara de açúcar
1 ovo grande
1/8 to 1/4 de colher de chá de extrato de amêndoa
2 colheres de sopa de suco de limão
recheio:
8 limões, de preferência os de casca fina – usei os delicados Meyer lemons
3/4 xícara de açúcar
Faça a massa:
Misture a farinha, sal, manteiga e 1 xícara de açúcar numa vasilha. Misture bem com as mãos, até a manteiga se incorporar nos ingredientes secos. Fica bem farinhento. Adicione o ovo, o extrato de amêndoa e o suco de limão. Continue amassando com as mãos. Fica uma massa muito estranha, mas não desanime, não tem nada errado. Ela vai ficar mais macia conforme for amassando. Forme uma bola, envolva em filme plástico e ponha na geladeira por no mínimo meia hora.
Faça o recheio:
Remova a casca e as sementes de 5 limões. Corte em fatias bem finas. Coloque numa vasilha. Remova a casca dos outros 3 limões e pique a casca bem fininho. Acrescente 3/4 xícara de açucar, misture bem e deixe descansar por no mínimo 30 minutos. * Eu fiz um pouco diferente, cortei todos os limões em fatias finérrimas com casca e tudo – sem as sementes. O resultado foi um doce mais amarguinho, mas eu gostei. A casca do Meyer Lemon é macia o suficiente. Se fizer com limão siciliano, talvez seja melhor seguir a receita à risca. Mas às vezes vale a pena experimentar.
Coloque a mistura de limão e açúcar numa panela e deixe ferver. Abaixe o fogo e cozinhe até virar um doce – mais ou menos uns 15 minutos, mexendo de vez em quando. Reduza o liquido até ficar como um xarope grosso. Deixe esfriar.
Retire a massa da geladeira, corte em duas partes. Abra uma parte e forre uma forma redonda [9″/22cm] com ela. Essa massa é super antipática, difícil pacas de abrir com o rolo, pois fica grudenta. Para a parte de baixo tudo bem, pois dá pra ir pressionando com as mãos. Mas para a parte de cima eu passei farinha no rolo, mesmo assim foi duro. Coloque o recheio na forma forrada com massa, cubra com a outra parte e asse em forno pré-aquecido em 350ºF/176ºC por uns 35 minutos. Retire do forno, salpique com açúcar – eu usei o demerara – e recoloque no forno por mais 10 minutos.
Deixe esfriar. Desenforme e sirva. Eu usei uma forma de torta com fundo removível e ficou fácil de tirar a torta.

9 comentários sobre “Lemon Confit Shortbread Tart”

  1. Fer, gostei da sua descrição da massa, “antipática”. É bem o que eu acho dessas danadinhas que não cedem ao carinhar do rolo. Humpf!
    Quando vi o pedacinho de limão confit na foto, chegou a dar aquele ardidinho no fundo das bochechas, sabe? Bom demais, adoro coisas mais azedinhas 🙂
    Beijos

  2. Como não curto doces muito doces, adoro essas quebradas com frutas cítricas/ácidas. Isso me parece ótimo, mas eu vou te contar um segredo: preciso segurar a onda e fazer uma dieta porque tá brabo o corpitcho, hehehehe!
    beijão

Deixe a sua pitada: