bolo de cranberry & abóbora

Peguei essa receita na Sher, minha vizinha. Como eu ainda tinha uma abóbora grandona e um saco de cranberries frescas, decidi fazer. Optei pelos cupcakes porque queria usar essas forminhas de flores psicodélicas, que achei uma gracita!
O bolinho ficou saboroso e fofinho. Dei um para a minha amiga provar e ela achou delicioso. Então decidi levar uma dúzia deles para os meus colegas de traballho. Vira e mexe tem um “treat” deixado por alguém no balcão da nossa mini-cozinha improvisada. Hoje foi a minha vez. Sou super insegura com os meus cozinhados e fiquei meia tensa – será que eles vão comer, será que eles vão gostar? A técnica veio dizer que os cupcakes estavam deliciosos. No meio da manhã passei pela cozinha e mais da metade dos bolinhos tinham sido comidos! Fiquei tão contente! Acho que alimentar as pessoas com coisas saborosas dá tanto prazer quando dar um presente. Vou repetir a experiência e aproveitar pra melhorar os meus “baking skills”.

cupcakepumpkin.JPG

cranberry-pumpkin cake
1 xícara de polpa de abóbora cozida
1 xícara de açúcar
1/4 xícara de água
2 ovos
1/4 xícara de óleo vegetal
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/4 tcolher chá de canela em pó
1/4 colher de chá de gengibre em pó
1/8 colher de chá de cravo em pó
1 xícara de cranberry frescas [não descongele, se elas estiverem congeladas]
Pré-aqueça o forno em 350°F/180ºC. Unte a forma de pão ou de muffins, ou forre a forma de muffins com as forminhas de papel. Numa vasilha grande bata bem a abóbora, o açúcar, a água, os ovos e o óleo. Peneire por cima dessa mistura, a farinha, o fermento, sal, bicarbonato e as especiarias. Bata bem até a massa ficar bem lisa. Jogue as cranberries e coloque a massa nas forminhas. Asse por mais ou menos 30 minutos para as formas de muffins ou 1 hora e 15min para a forma de pão. Deixe esfriar numa grade. Essa receita faz um bolo ou 18 bolinhos.

23 comentários sobre “bolo de cranberry & abóbora”

  1. Fer, fiz esta manha! Que delicia de bolo 🙂 como adoro bolo de cenoura, tinha a certeza que ia gostar de bolo de abóbora também! Troquei o açúcar por amarelo, 1 copo de farinha branca e o outro de integral, cranberries secas (as que tinha) e no final salpiquei com umas sementes de girassol para dar um crunch-crunch (nozes é que era mas nao tinha). Conclusão: aprovadissimo e vou repetir agora no Outono. Esta terra é cheia de abóboras 🙂 Beijos!
    R: adorei saber Daniela! beijo

  2. Fezoca, estão lindos os teus bolinhos, com um aspecto divinal, não admira que os teus colegas tenham comido quase todos pela manhã!!! :0)
    Por aqui ainda não encontrei forminhas assim bonitas como essas…só encontro brancas…
    Beijos grandes

  3. Fer, amo cupcakes, pena que aqui não acho essas benditas forminhas parafinadas….Mas tudo bem, a gente usa de papel normal e fica muito feliz do mesmo jeito!!!
    Os quitutes estão lindos!!! Nunca provei cranberries a não ser em suco, são mais azedinhas? Não gosto de abóbora, o gosto fica muito pronunciado?
    Um beijo e parabéns, queremos mais baked goodies!

  4. Oi, Fer!
    Acho cupcakes tão fofos e os seus estão com uma cara tão boa! Com certeza ficaram ótimos, com abóbora então, adoro abóbora. Um vizinho dos meus pais uma vez preparou uma espécie de bolinhos de chuva em que ia abóbora na massa. Que coisa boa, devorei um monte! Vou até ver se depois consigo a receita com ele. Beijinhos.

  5. o que vou escrever não tem nada ver com sua receita.
    mas estou louca para isso
    adoro o seu blog.
    entre em vários a minha lista de favoritos está enorme
    tem sempre novidade e das boas
    continue você anima o meu dia
    bejos loris
    obs. não gosto muito de doces aliás mal cozinho sobremesa deixo para filha.

  6. o que vou escrever não tem nada ver com sua receita.
    mas estou louca para isso
    adoro o seu blog.
    entre em vários a minha lista de favoritos está enorme
    tem sempre novidade e das boas
    continue você anima o meu dia
    bejos loris
    obs. não gosto muito de doces aliás mal cozinho sobremesa deixo para filha.

  7. Menina, nem se preocupe da próxima vez, a galera aqui tá tão acostumada com bolo de caixinha que com certeza seus regalos têm gosto de néctar. E além do mais, foi bolo e sorvete o povo não perde tempo.

  8. Foto apetitosa, receita facil, bolinhos lindos..e eu tenho forminhas (nao sei o pattern, though) e cranberries..Yeah!! Ta, nao tenho a abobora, mas isso da-se um jeito..hehe
    Querida, realmente, eh tao bom agradar o paladar alheio!!:))
    Adorei o post..
    Bjs
    Bri

  9. Aê, Fê que bom é a gente perceber que a comida preparada por nós foi apreciada, né não? Queria está aí pra provar um desses Huuuummm! Parabéns!

Deixe a sua pitada: