Cake Aux Olives

Esta receita é SEN-SA-CI-O-NAL e eu acho que peguei aqui – não tenho certeza, porque ela estava na minha inbox e eu a encontrei absolutamente por acaso, procurando por uma outra receita. Eu tenho o hábito de enviar para mim mesma receitas que eu ache interessante. Fica mais fácil encontrar no meu inbox fazendo uma busca, do que correr atrás de links e webpages. Bom, essa receita estava guardada há tempos, tinha até me esquecido. Mas que surpresa maravilhosa! Eu adoro tudo o que vai bebida e azeitona. Esse bolo/pão é um “treat”, além de ser facílimo de fazer, fica delicioso! Com certeza vou fazer outras vezes.

cakeauxolives.jpg

Cake Aux Olives
2 xícaras de farinha de trigo
4 ovos
2/3 xícara de azeite
1/3 xícara de vinho branco seco
1/3 xícara de dry vermouth
1/2 colher de sopa de fermento em pó
1 1/2 xícara de queijo gruyere ralado
Sal e pimenta do reino a gosto
7 ozs/ 200 gr de azeitona verde descaroçadas e picadas
7 ozs/ 200 gr de presunto picadinho
Pré-aqueça o forno em 355ºF/180ºC.
Coloque a farinha numa vasilha – eu usei a batedeira com o paddle – faça um buraco no meio e coloque lá os ovos, vinho, vermouth e azeite. Misture bem. Adicione o fermento e o queijo ralado. Tempere com sal e pimenta. Jogue as azeitonas e o presunto. Misture bem e jogue tudo numa forma de pão bem untada com azeite. Asse no forno pré-aquecido por mais ou menos uma hora, ou um pouco mais. Quando o pão ficar dourado e uma faca inserida no centro sair limpa, ele estará pronto. Remova do forno e deixe descansar uns minutos. Retire da forma e deixe esfriar bem antes de fatiar.

13 comentários sobre “Cake Aux Olives”

  1. FERNANDA
    Andava louquinha por esta receita ela é a famosa receita da “CAKE” portuguesa??…. acho q sim,pois outro dia comi na casa de uma colega portuguesa, e achei uma delicia, apesar dela ter exagerado no sal!!
    e pedi p ela me dar a receita ela fez um rodeio e percebi q ela nao queria dar hihihihihi!!
    vou fazer urgente p aniversario da minha sogra amanha!!

  2. Oi Fer,
    Fiz a receita do pao, so que substitui um montao de coisas. Toda vez que ia pegar um ingrediente, ops, tinha acabado… acabei colocando cerveja ao inves de vinho, mozzarella ao inves de gruyere, e jalapeno pepper ao inves de azeitona. Mas ficou bom. Da proxima vez vou comprar todos os ingredientes antes de comecar!
    Beijos, Leticia

  3. não sei se posso sugerir mas li num blog frances
    que você pode fazer várias misturas como:
    linguiça com damasco
    sardinha com tomate seco
    roquefort com nozes
    roquefort com peras
    atum com azeitonas
    havia muitas idéias basta combinar
    e em vez de vermouth ela usava cerveja
    eu já fiz e ficou ótimo
    beijos

  4. Oi Fer,
    Fiquei com vontade de fazer pra esse fim de semana. Mas meus convidados nao comem presunto e nadinha de porco (questoes religiosas). O que voce recomenda substituir pelo presunto?
    Beijos, Leticia

  5. Eu fiz na batedeira porque sou preguicosa, mas nao precisa. Na mao faz muito bem, Qto ao vermuth, usa mais vinho. Nao precisa crescer. Eh facil… 🙂

  6. Amiga Fer, estou a salivar com esse pão de azeitonas!!! Hummmm! Duas dúvidas: não tenho dry vermuth e acho que não terei tão cedo, o que uso no lugar? E não gosto de presunto quente…talvez o presunto cru fique bom também, não?
    Não precisa esperar crescer?
    Um beijo,

    PS: falei 2 e acabei alugando….

Deixe a sua pitada: