bolinhos de milho e creme azedo

cornmealcupcake.JPG

Quando vi essa receita de cupcake no blog winosandfoodies.com resolvi guardá-la, pois gostei da misturinha de cornmeal, sour cream e Grand Marnier. Também me animei, porque iria poder gastar meu licor. Tonha da Lua que sou, comprei uma garrafa de Grand Marnier e uma semana depois esqueci que tinha comprado e comprei de novo. Então tenho duas garrafas e preciso usar – que venham receitas assim!
Como eu tinha um chá de bebê para ir e precisava levar um quitute, achei que esses cupcakes seriam perfeitos para a ocasião. Enrolei até quando pude, porque vocês sabem, não sou uma baker – asso pouquissimo e não sou muito boa com bolos, cookies. Mas respirei fundo, tomei coragem e mandei bala.
Primeiro problema logo no início: as medidas em gramas. Eu não tenho uma balança. Worry no more – não tenho balança, mas tenho um marido engenheiro, que foi calculando mais ou menos a densidade dos ingredientes e a sua respectiva medida em ounces. Esse processo dele medindo densidade me irritou profundamente e fez com que eu me atrapalhasse toda, errando na medida de sal e jogando os ingredientes na batedeira sem perceber que tinha que separar os secos dos molhados e depois juntar. Aaaaah, foi tudo numa gororoba só, misturei e coloquei nas forminhas. Assou e – MILAGREEEEE – ficaram bons! Tão bons que o “you-know-who” elogiou, os cupcakes sumiram na festa e a amiga grávida pediu pra ficar com os últimos. Iaruuuu, vitória, eu fiz cupcakes e eles ficaram gostosos!!
Sour Cream Cornmeal Mini Cakes
150 g [10 oz] de farinha de trigo
150 g [10 oz] de cornmeal
200g [ 8 oz] de açúcar
2 colheres de chá de fermento em pó
1/4 colher de chá de sal
3 ovos
360 g de sour cream
170 g [um tablete e meio] de manteiga sem sal derretida
1 colher de chá de vanilla paste * não tinha, não usei
1 colher de sopa de Grand Marnier
Aqueça o forno a 350ºF/180ºC.
Unte duas formas de 12 muffins [eu usei as forminhas de papel dentro das formas de muffin]
Misture a farinha, cornmeal, açúcar, fermento e sal. Bata os ovos. Junte o sour cream. Misture bem, Adicione os ovos batidos. Adicione a baunilha e o Grand Marnier. Bata bem. Jogue essa mistura na mistura de ingredientes secos. Misture bem e coloque colheradas da massa nas forminhas. Asse por 20 minutos, ou até os bolinhos ficarem dourados. Deixe esfriar numa grade e salpique com açúcar de confeiteiro.

22 comentários sobre “bolinhos de milho e creme azedo”

  1. Fer, eu fiz esses mini cakes esse fim de semana. Nem reparei que a receita era pra 24 cakes, fui logo fazendo ela todinha, mas nem teve problema porque os meninos adoraram, comemos tudo. So nao consegui deixa-los moreninhos como os seus, os meus ficaram branquelos.

  2. Ola Fer, boa tarde.
    Adorei a receita dos cupcakes mas tenho uma pergunta – o que substitui o “sour cream” aqui no Brasil? Posso usar creme de leite em lata?
    Se sim, com ou sem soro?
    Obrigada,
    Suzana

  3. Hummm Fer!! Deve ficar mto boooom!!!
    Agora, a ajuda do seu marido, hein?!!! Que “espetáculo”!!! Já dizia minha avó: ” Fogão e marido: cada um com o seu”!!! hahaha 😉
    bjos

  4. Fer, que delicia. Eu colocaria vanilla extract ao inves do paste.
    Eita, nao se preocupe de ter muito grand manier em casa, e so colocar em margaritas. Fica uma delicia!

  5. Como assim, vc achou mesmo que dariam errado???
    Rapaz, com tantos cálculos aritméticos assim, o perigo era zero!!! Foi tudo milimetricamente calculado, poxa!!!
    kkkkkkkkkkkkkk
    Adorei o “you-know-who” e, mais ainda, os cup cakes. Tão fofinhos e delicados…
    Bjos!

  6. Hmmm, parecem excelentes e com a aprovação de “you-know-who”, deve ser mesmo uma delícia. Fer, se você gostar de pato, é uma boa chance de gastar seu Grand Marnier também, marinando os pedaços em suco de laranja, sal e o tal licor. Depois é só assar e ir regando de vez em quando com a calda. E servir com salada watercress. Nham! Ah sim, e compre uma balancinha eletrônica barata, Fer! Eu prefiro tudo em gramas e em UK é tudo em pounds, então a balança mantém minha sanidade (também sou casada com engenheiro).

  7. adoro suas receitas e sempre que posso me arrisco no preparo das mesmas, mas… sera que voce poderia informar o que substituir no caso de ingredientes que nao encontramos por aqui…
    Ah todos os dias entro no chucrute pra saber das novidades
    Grata por muitas dicas e risos, Edy

  8. garouutas,
    Normalmente eu uso o conversor no dashboard, mas meu maridô disse que a conversao varia dependendo da densidade do ingrediente – por ex: o acucar eh mais denso que a farinha, entao 200gr de farinha serao menos ounces que 200 gr de acucar – olha que sacoooo! :-))
    beijos,

  9. Fer, em primeiro lugar seus cupcakes devem ter ficado foférrimos!! eu tbm quero fazer (e comer) cupcakes…rs..rs.. acho chique… rsrrsrs
    Dica: na internet, use e abuse dos conversores online!!! (onlineconversion.com) Converto sempre que me meto a fazer receitinhas americanas..rs.. está nos favoritos!!!
    bjs

  10. Fer, se a memoria nao falha, vih uma vez voce usando Mac? Se usa, coloque as medidas na calculator, vai no menu “convert” e escolhe de grams p/ oz, lb etc.
    Espero te-la ajudado..:)
    Brisa

Deixe a sua pitada: