Leite Queimado

leitequeimado.JPG

Há dias de inverno em que até os ossos tremem. Sei lá por que, dá aquela friaca, um telecoteco físico, que só esquenta se você mergulhar o corpão num banho fervendo, ficar com os pés em cima do aquecedor ou tomar alguma coisa quente bem substanciosa. Meu reino por um sopão! Mas na hora do almoço não tinha sopão. Beber o que, então? Chá? Nãã… Chocolate? Nããã…

Lembrei do leite que minha mãe costumava fazer e que bebíamos nas noites geladas de inverno, quando anunciavam que ia ter geada e éramos obrigados a vestir o joguinho de camisola e calça de flanela, que minha mãe mandava fazer especialmente para essas noites—caso nos descobríssemos dos acolchoados de lã de carneiro ou de penas de ganso. Com a calça por baixo da camisola não corríamos o risco de pegar friagem nas pernas. Com as crianças, o seguro morria de velho!

Então nessas noites frias, minha mãe preparava o Leite Queimado, que nós bebíamos como se fosse um néctar. Ele servia também para abaixar febre, acalmar dores de garganta, tratava do frio e de qualquer eventual achaque piriritico de criança inventadora de moda. E como aquilo esquentava, mãe do céu! Eu, que sempre fui uma pessoa avessa aos apertamentos e confinamentos de qualquer espécie, já ficava toda incomodada com tanta roupa, puxava a calça de flanela com os pés e a deslizava para fora do acolchoado. Minha mãe enlouquecia com isso!

Hoje, me esquentei na hora do almoço com uma xícarazona do Leite Queimado, que sempre que acho que preciso, faço. E é a coisa mais simples e fácil.

Derreta duas [ou três, ou quatro—dependendo do tamanho da sua gana pelas cousas dolces] colheres de açúcar numa panela em fogo médio. Eu usei açúcar demerara, mas pode usar qualquer outro, branco, mascavo. Quando o açúcar estiver derretido, jogue uma xícara de leite e mexa bem, até todo o caramelo derreter novamente e se misturar no leite. Apague o fogo, transfira o Leite Queimado para uma xícara e beba imediatamente, sentindo o vapor do leite no rosto e queimando um pouco os beiços [faz parte!]. Depois me diga se não esquentou…

33 comentários sobre “Leite Queimado”

  1. Estava olhando a receita das colegas, achei interessantes. Faço também, só aumento creme de leite, depois que esta pronto! Fica uma delicia!!!!

  2. Fer, não conhecia, mas acabi de fazer para a minha vizinha, que não está muito bem… Pensei comigo, vou fazer um pouquinho só, só para ela experimentar, mas quando joguei o leite sobre o caramelo… MEU DEUS; que maravilha!!! Claro que tive de tomar um pouquinho… Obrigada pela dica! Bjs
    R: que legal, Sabrina! 🙂 beijo

  3. Oi Fer,
    Cheguei nesse post através do seu mais recente do sorvete de leite queimado.
    Me trouxe também memórias. Saque que minha mãe fazia algo parecido e dizia que era bom pra gripe, dor de garganta, etc. Ela fazia o leite queimado, mas no momento em que colocava o leite, colocava também um pau de canela e um colher de manteiga. Ficava boooom! Me acabava! 🙂
    Adorei a idéia do sorvet, vou tentar!
    Beijo,
    R: nossa, que delicia Carla! vou por suas dicas em pratica em breve. beijo!

  4. Uma vez, num coffee break, bebi desse leite, mas estava escrito ‘leite mineiro’ em frente ao recipiente em que estava sendo servido. Um gostinho de queimado e a cor menos morena do que o café com leite clarinho. É isso mesmo? É conhecido assim por esse nome também?

  5. Acho uma Delícia! Leite Queimado!
    Só que tenho um segredinho ótimo que ajuda muito também quando estamos com tosse.
    Qaundo queimar o açucar fazendo o caramelo, picar pedaços bem pequenitos de gengibre ou pau de canela. Fica um estouro. Que maravilha! Bem quentinho.

  6. é onda msmo…vo tomar agora!!!uahua
    mas só n vo fazer a ultima parte( queimar os beiços…rs)ai n rola n…rs
    tomava sempre quando morava em BH, no inverno lá faz mô frio…affs!!
    mas é isso aew…ja metir a colher e agora vou indo nessa…hehe
    flw

  7. Essa receita é muito boa, minha vó sempre fazia quando eu estava doente, além de aliviar as dores de garganta e febre , sentia que dormia melhor, aquece a gente por dentro. Muito bom relembrar isso, quando o inverno chegar será uma boa companhia.

  8. É uma receita realmente para se lembrar da infância. Eu tomava esse leite na escola na hora do recreio. Pode-se adicionar um pouco de canela que também fica bom.
    **
    *
    Bete

  9. a primeira vez que tomei leite queimado foi quando peguei uma gripe e fiquei com febre. Depois que experimentei, com ou sem gripe, esta bebida volta e meia está me visitando. Sem dúvida, uma bebida reconfortante neste inverno!

  10. Fer.. faz um tempo que eu não tomo leite queimado, mas minha mãe também me dava quando eu estava com dor de garganta. Dizia também para eu ia depois pra debaixo das cobertas não pegar friagem.
    Esperimente também colocar 1/2 colher de chá de manteiga no leite já pronto. O gostinho fica ainda mais especial!
    Nhami….
    Beijocas

  11. Nossa, quanto tempo eu não tomo esse leite!!!
    Minha mãe também fazia, mas somente como remédio, mas era gostoso.
    Daqui a alguns meses, qdo o frio chegar, vou matar saudade desse leite!
    Beijocas

  12. Ah, li seu texto, que gostoso !
    lembrei da minha doce infancia na roça, no inverno, agasalho era fraco, calçado então….
    ir a pé pra escola, na geada da baixada e mãe fazia o leite queimado……
    faço pros meus filhos, é mais do que carinho , é alimento pro coração…
    Adorei e muito prazer !

  13. É exatamente esta a receita que aprendi com a minha avó. Mas para mim o leite queimado é mágico para aliviar a tosse que surge no final de um resfriado.
    Acho o seu texto muito gostoso de ler, muito saboroso mesmo!

  14. oi fer! leite queimado é mesmo uma delícia. :9
    este é o tipo de mimo que as mães fazem, quando estamos doente, outra coisa que eu adorava era a dupla coca-cola sem gás e biscoito de polvilho. 🙂
    aliás, eu só tomo refrigerante sem gás!

  15. Não conhecia, mas vou fazer assim que o clima permitir. E pretendo seguir a tradição daqui para a frente, reconfortando marido, filhos, netos e bisnetos com Leite Queimado nos dias frios 🙂

  16. Delícia de lembrança Fer. Meu pai conta que quando era criança minha avó fazia o leite queimado pra ele e que ela fechava portas e janelas pois se meu pai pegasse uma friagem depois do leite queimado seria fatal.
    Beijos

  17. Fê, lendo o post de hj eu viagei até a minha infância também, minha avó fazia este leite queimado pra nós e pra meu avô também, ela depois de colocar o leite, colocava uns pauzinhos de canela….hmmmm….só de lembrar do cheiro, ai que delícia….

  18. Feeeeeeeeeeeeeeeeer, não te agüento! 😀
    Meu pai fazia esse leite pra gente quando estávamos com gripe ou algo assim! Ele chamava de leite queimado e eu tinha certeza de que ele estava inventando! 😀

  19. Não conhecia isso! Que delícia deve ser! Com gostinho de caramelo…… será q não fica bom umas gotinhas de baunilha junto? Mas vou ter q esperar até o inverno! O calor não me permite testar essa receita agora..

  20. Cara Fernanda.
    Estou a dever noticias sobre o pão de queijo.
    Não sei bem se aquela é a consistencia correcta mas achei o seguinte: pus pouco sal, estava um pouco insonso. Ficaram bonitos, com uma crostinha por fora mas por dentro a consistencia não é de pão normal, é mais “melada ou pegajosa” não sei explicar. Ficaram no forno mais de 30 min., acho que não estavam mal cozidos. Não morri de amores, mas se calhar não fiz muito bem. Vou experimentar de novo. Usei os 150 ml para o leite e o óleo, mas só fiz metade da receita e a massa ficou muito liquida, tive que acrescentar um pouco de farinha.
    Obrigada pela ajuda, Susana

  21. Fezoca, eu não conhecia essa maneira de fazer o leite queimado, nem imaginava!!! mas parece-me muito bom e deve esquentar mesmo, vou experimentar neste fim de semana 🙂
    Bjs

  22. Tendo crescido em Belem do para nao posso dizer que tive muitas lembrancas do tipo. As lembrancas de muito frio ja vieram do tempo de universidade, quando morava em Ouro Preto e uma umidade mais frio intenso deixavam os osso doendo. Pinga com mel era o grande remedio e muitos estudantes, incluindo euzinha. O leite com mel com certeza e muito mais civilizado. bjs

Deixe a sua pitada: