pudim de arroz
com chocolate & avelã

ricechocolatepudim.JPG

Eu tenho um problema com sobremesas, mas tenho como objetivo melhorar nesse quesito, então eu insisto. Vi essa receita na mesma revista MSL da massa de pizza, que achei no meio de uma das pilhas que ficam nos banheiros e achei interessante. Gosto de tudo que leva álcool e eu tenho um frasco cheio de avelãs que não consigo gastar – então essa receita veio a calhar. Fiz, com apenas um errinho – esqueci de adicionar um ingrediente, que inicialmente achei que não iria fazer falta, mas talvez fizesse. Não sei. Achamos o pudim um pouco pesado e muito chocolatudo pro nosso gosto. Não conseguimos comer um potinho inteiro. Bom, servi a sobremesa depois da pizza, talvez tenha sido isso o problema. Achei que a textura fosse ficar mais cremosa. Portanto façam com todos os ingredientes e me digam o que acharam. Eu esqueci de misturar o iogurte. Essa receita é para ser light.
Chocolate-Hazelnut Rice Pudding
serve 6
2 colheres de sopa de cacau em pó sem açúcar
1/2 xícara, mais 2 colheres de sopa de açúcar
Uma pitada de sal
5 xícaras de leite desnatado [eu não tinha, useo o integral – bye-bye lightness!]
1 colher de sopa de manteiga sem sal
1 xícara de arroz Arborio ou outro tipo de arroz de grão curto
1/4 xícara de licor Frangelico
2 oz/ 60 gr de chocolate meio amargo cortado em pedaços
1/4 xícara, mais 2 colheres de sopa de iogurte natural desnatado, de preferência o grego
Avelãs torradas e moídas para decorar
Misture o leite, cacau, açúcar e sal numa panela e leve ao fogo médio, mexendo com o batedor de arame até levantar fervura. Numa outra panela derreta a manteiga em fogo médio, adicione o arroz mexendo constantemente até ele ficar translucido. Junte a mistura de leite e chocolate e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, por uns 30 minutos ou até o arroz absorver todo o liquido. Retire do fogo, adicione o licor Frangelico e os pedaços de chocolate, mexendo sempre até o chocolate derreter completamente. Deixe esfriar e refrigere. Na hora de servir misture 1/4 xícara de iogurte, coloque o pudim nas cumbucas pequenas, decore com o restante do iogurte e as avelãs torradas.

12 comentários sobre “pudim de arroz
com chocolate & avelã”

  1. Não conseguiu comer tudo?! Ficaram tão apetitosos! Se bem que arroz é mesmo meio pesado, ainda mais depois de uma pizza… Sabe q tenho uma receita francesa de arroz doce (quase q a moda brasileira) q vc coloca um quadradinho de chocolate meio amargo no fundo da taça e despeja ele quente por cima.. e pq nào halzenuts on top 😉

  2. Nossa, Fer, que receita diferente! Nunca imaginei misturar chocolate com arroz. Como fica a textura dele? Os pedacinhos do arroz ficam como no arroz doce? O visual é incrível e como sou absolutamente chocólatra, acho que iria gostar. Vai pra lista dos “a fazer”. ;0)
    bjos,

  3. Menina, concordo que mesmo com o iogurte parece meio pesado depois de pizza. Me diga uma coisa, e a textura? O arroz fica molinho e cremoso? Talvez deixando de fora o chocolate em pó e ajustando o outro, ajude a suavisar o gosto.

  4. Fernanda, muito parecido com nosso arroz doce, acho que eu tiraria um dos chocolates da receita. O iogurte grego eu imagino que seja a coalhada? Não sei por quê, mas toda vez que vou para Belo Horizonte encarregam a paulista aqui de fazer o arroz doce. Thx! Bjs!

Deixe a sua pitada: