Helen Brown’s West Coast Cook Book

westcoastbrown.jpg westcoastbrown1.jpg

Esse foi o último livro que eu abri, depois de ter escrutinizado todos os outros. Abri já sabendo que a Helen Brown era amicíssima do James Beard e que ela é considerada a mulher que colocou a culinária do oeste americano no mapa mundial. Pois então abri finalmente o livro e não consegui mais fechar. Marquei tantas páginas com post it coloridos que perdi a conta. Quero fazer mil receitas! O que me encantou nesse livro foi ver todos os produtos dos estados da Califórnia, Oregon e Washington protagonizando e estrelando nas maravilhosas receitas – amêndoas, azeitonas, laranjas, queijos, salmão, frutos do mar, cranberries, abacates, pistachio, morangos, pêssegos – uma lista interminável.
O bacana do livro da Helen Brown é que também ela dá receitas do tempo dos pioneiros, do oeste, da corrida do ouro, dos indígenas e conta um pouco a história gastrônomica desse lado do país, que foi desbravado na metade do século 19.
Ela dá a receita do pão feito na frigideira sobre um fogo aberto nos acampamentos dos pioneiros – o flapjack, e conta das frutas secas e mel que os indios usavam para adoçar o paladar, já que açúcar só apareceu mais tarde trazido pelos mexicanos – o mascavo em forma de cone. Ela também conta da catinga de salmão que os indios emanavam, pois defumavam o peixe constantemente, fazendo provisão para a baixa temporada.
Ainda estou degustando Helen Brown’s West Coast Cook Book, e como já renovei o livro três vezes na biblioteca, decidi comprar o meu próprio – for keeps! Comprei a mesma edição da biblioteca, de 1952, usado, pois não encontrei uma edição atual e nova.

2 comentários em “Helen Brown’s West Coast Cook Book”

  1. Olá Fer,
    Já à algum tempo que leio o seu blog e adoro! Inclusive já tentei reproduzir algumas receitas 🙂
    Adoro cozinhar, é de longe o meu passatempo preferido, idealizar e preparar jantares e convívios para amigos.
    Moro em Portugal, Lisboa, e embora já tenhamos algumas, e boas, lojas de especialidades ainda é difícil encontrar alguns produtos que vou vendo em alguns blogs e tv.
    Agora aqui vai a minha proposta!
    Gostaria de fazer comigo uma troca de produtos típicos da Califórnia, USA, que sobrevivessem a uma viagem? Eu claro, que lhe enviaria produtos portugueses, ou alguns específicos da sua eleição.
    Desde já peço desculpa pela ousadia 🙂
    Obrigada
    Ana Rita

Deixe a sua pitada: