sopa de lentilhas

Um dilema na sexta-feira à noite: ir à um restaurante ou comer em casa? O cansaço era grande, a fome era enorme, mas fiquei pensando onde ir? Onde? Peguei um enjôo da maioria dos restaurantes de Davis – e olha que eles abundam, principalmente os asiáticos. Sinceramente, pra comer uma comida como a feita em casa, só mesmo indo num lugar excelente, desses que não usam salada de saco e são bem mais caros. Estou ficando uma chatonilda de galochas. Assumo. E por isso decidi que comeríamos em casa. Fiz um rango simples, uma sops prática, rápida e nutritiva. A sopa de lentilhas.

belugalentils.JPG
a lentilha beluga

Minha receita de sopa de lentilha não tem segredo e fica pronta em menos de uma hora. Eu uso a variedade beluga, que acho gostosa. Quando você lava, fica mesmo com cara de caviar! Eu então lavo uma xícara de lentilhas, deixo escorrer. Refogo uns três dentes de alho cortadinho num tanto de azeite. Acrescento a lentilha, refogo um pouquinho. Ponho uns tomates picados. Refogo mais um pouquinho. Jogo três partes de água e deixo ferver, abaixo o fogo, deixo a panela meio tampada. Quando a lentilha ficar molinha e o caldo ficar grosso, acrescento sal, pimenta do reino. Não se cozinha nenhum grão com sal, pois ele não amolece direito. Na hora de servir jogo bastante salsinha fresca picada. Sirvo com torradas feitas na frigideira de ferro, regadas com um fio de azeite.
* se quiser pode usar bacon invés do azeite – fritar o bacon e no óleo que soltar fritar o alho. pode acrescentar os tomates, ou nao. fica uma sopa bem saborosa.

4 comentários sobre “sopa de lentilhas”

  1. Fe, gosto muito desta lentilha. Acho que o sabor é tão acentuado. Tenho uma amiga Colombiana que as vezes prepara um prato com linguíca tipo chorizo espanhol e batatas. Fica delicioso!!Como voce tambem estou ficando chaterrima para comer fora.Por aqui é muito caro. Um item de luxo.

  2. Fer, amo lentilha – detesto feijão e trocaria por lentilha pra fazer companhia ao meu arroz tranqüilamente.
    O seu jeito de cozinhá-la é um pouquinho diferente do meu, mas parece muito bom!
    Tb nunca coloco sal, só depois de cozido (feijão tb, como vc explicou, qualquer grão/leguminosa).
    Cozinho só com água e em outra panela refogo cebola, alho, tomate, bacon, tudo o que for usar. Depois acrescento os grãos cozidos e a água (ou uma parte dela somente) e deixo apurar, para tomar gosto e tb engrossar o caldo.
    Ah… fiquei com vontade de comer lentilha agora. 😀

  3. Gosto demais de lentilhas e vou experimentar esta sua receita. Parece ótima!
    Cheguei até o seu blog através do blog da Karen (Kafka na Praia) ao qual cheguei também por acaso. Gostei muito de Chucrute com Salsicha! O seu texto é tão saboroso quanto as suas receitas!As histórias e os detalhes do cotidiano são muito gostosos de ler. O visual do blog é muito bonito e de muito bom gosto, assim como as fotos. O tamanho grande das letras também funciona muito bem na comunicação com o leitor. Parabéns!
    PS: se tiver tempo, dê uma olhada nos meus blogs, “Leaves of Grass” e “Glance-Olhar” http://glance-olhar.blogspot.com/ que escrevo em inglês porque caso contrário minhas amigas blogueiras não iam entender e também porque foi uma maneira que encontrei para treinar o Inglês. Cometo muitos erros, mas tenho aprendido bastante.
    Abraços e até mais, Sonia.

Deixe a sua pitada: