Pepys at Table

pepys1.JPG
pepys2.JPG

Samuel Pepys foi um oficial da marinha inglesa que viveu no século 17, quando manteve um diário. Os escritos se iniciam em 1660, quando Pepys tinha 26 anos, e terminam em 1669, um pouco antes da morte da sua esposa, Elizabeth, com apenas 29 anos. Mas graças à esses anos em que Pepys manteve o seu diário, que pudemos saber muita coisa sobre a vida cotidiana dessa era. E especialmente sobre os hábitos alimentares, que foram compilados neste livro publicado pela University of California Press. As receitas tiveram que ser adaptadas para os dias de hoje, e os autores Christopher Driver e Michelle Berriedale-Johnson explicam os por ques. A comida em si mudou, pois em 1660 não havia refrigeração, e tudo era extremamente seazonal. Mudaram também os utensilios e utilitários domésticos, as cozinhas, os cozinheiros e os comensais. Só não mudou o prazer pela gastrônomia, que evoluiu e se sofisticou.
Pepys at Table contém inúmeras explicações, intercaladas por trechos do diário, a receita original e a sua adaptação para o século 20 – quando o livro foi escrito e publicado. Um livrinho pequeno, mas que me proporcionou uma grande viagem no tempo.

4 comentários sobre “Pepys at Table”

  1. Amo estes teus artigos sobre culinária atraves dos tempos.O pepys e figura muito falada por aqui.SEi que lancaram um livro sobre aspectos da vida dele recentemente mas nao sei bem sobre que aspecto.vou dar uma xeretada na bookshop.bjs

  2. Fer, conta pra gente se você experimentar uma dessas receitas ! Aqui em Québec tem muito essa coisa de reconstituiçao do passado, o centro historico é tombado, tudo foi restaurado e digamos reconstituido…tem a festa da Nouvelle France, onde vendem alimentos da época e tal. Uma vez entao tinha um coloquio e contrataram pro almoço um bufê especializado em receitas antigada da Nouvelle France, eu achei aquilo maravilhoso, eles explicavam tudinho sobre as carnes e tal. Eu como boa formiga que sou me lembro de uma torta de maça com pacanas e com cassonade (açucar mascavo ?). Enfim é realmente uma viagem ! Beijocas pra ti.

Deixe a sua pitada: