Chili – sem carne

Para o domingo eu quis preparar coisas diferentes. Já tinha decidido fazer um chili, desde o dia daquele concurso. Coloquei o feijão para cozinhar na panela elétrica no sábado. Ficou muitas e muitas horas cozinhando. Usei uma variedade de feijão chamada “brown rice beans”, de sabor bem delicado. Consultei não sei quantos livros pra me inspirar pra fazer esse chili, no final usei como base uma receita do Moosewood Restaurant Celebrates. No domingo de manhã piquei em quadradinhos uma boa quantia de apple bacon e joguei numa panela funda. Deixei fritar bem. Quando o bacon estava bem fritinho, joguei meia cebola pequena picada e um talo de aipo picado. Refoguei. Juntei um pimentão vermelho picadinho e duas metades da pimenta cayenne –uma amarela, outra laranja. Usei luvas para abrir e retirar as sementes e membranas – não queria um sabor muito picante – essas pimentas me dão medo, pois não estou acostumada a usá-las para cozinhar. Refoguei mais um pouquinho e acrescentei o feijão cozido com o caldo. Salguei. Deixei ferver, juntei cominho em pó a gosto e três tabletes de chocolate amargo – não me perguntem o por que do chocolate, estava na receita e parece ser uma tradição mexicana colocar chocolate em comida salgada. Acrescentei as raspas e o suco de um limão verde grande. Deixei cozinhando em fogo baixo com a panela meio tampada por umas duas ou três horas. No final acrescentei bastante coentro fresco picado.
Servi com uma simples salada verde de rúcula e pepino japonês, com o bolo salgado de milho e comi com gula e gosto! Só achamos que eu fui exageradamente cuidadosa com a pimenta e quase não sentimos o picante da cayenne. Da próxima vez vou pôr um pouco mais e talvez até umas sementes.

8 comentários sobre “Chili – sem carne”

  1. Fe, adoro chili con carne. Aqui geralmente fazemos com uma variedade de feijão chamado ‘kidney beans’. Gostei muito do chocolate na tua receita pois já tinha ouvido falar que se utiliza chocolate em receitas mexicanas.adoraria testar.Bjs

  2. Adorei a combinação toda! O chili e o corn cake! Já vi receitas salgadas com chocolate, fiquei curiosa com o resultado. Só acho o chocolate daqui meio doce demais, acho que colocaria cacau em pó.

  3. Fer,
    não entendi que espécie de bacon é este… conta aí!
    Qto ao chili, tb não gosto muito de comida apimentada, mas como talvez role um encontrinho mexicano entre amigos este semana, se rolar mesmo farei sua receita.
    beijos e boa semana.

Deixe a sua pitada: