em volta da mesa

namesadocafe.JPG

Lendo um capítudo de Serve it Forth da maravilhosa M. F. K. Fisher, onde ela descreve refeições feitas com amigos, pequenos grupos de seis no máximo, me lembrei com tristeza de alguns desfortunados jantares sociais que fiz na minha casa. Tirando a comida, preparada com carinho e esmero, todo o resto estava errado e o gosto que ficou foi amargo. Aprendi a lição e concluí com quase certeza que de todas as as refeições que fiz em família foram as melhores, sem comparação. Fisher diz que bons començais devem ter o desejo de permanecer sentados à mesa por muitas horas, mesmo no caso da refeição servida ter sido a mais simples – salada, pão, queijo, vinho. Essa façanha eu sempre consegui em almoços e jantares de família. Agora também com a nossa família agregada – americana e norueguesa. Esse é um conforto que substitui a lembrança daquelas migalhas na toalha branca de linho, o copo e a garrafa de vinho na mesa de madeira escura e riscada, a pilha de pratos que foram presente de casamento no buffet da sala.

6 comentários sobre “em volta da mesa”

  1. fer,
    eu adoro ficar sentada a mesa depois das refeicoes 🙂
    a lembranca que me vem e da minha infancia, dos almocos de domingo na casa da minha avo italianona (a mesma que ainda cozinha em fogao a lenha!): horas a mesa farta mas simples, vinho com agua e acucar, cafezinho, bolo…
    que saudade! bom saber que sou uma boa comensal!
    beijao!

  2. Olá de novo! A respeito de jantares, ontem que deixei aqui o link para a receita da sopa de pedra e fizemos isso para o nosso jantar (invariavelmente a dois). Ficou muito bom!
    Mas gostamos imenso de fazer o jantar para outras pessoas.

  3. A pior coisa que existe é convidar alguém que só come carne com batatas (literalmente) para uma refeição em sua casa. Isso já aconteceu comigo!
    Gostei da foto, até o gatinho tem seu lugar à mesa!

  4. Fe, que bonito este artigo. Nao conheco M.F.K fisher. A minha lista de livros tbm aumenta aqui – nao so a de receitas. Adoro todo o ritual de ter pessoas queridas para jantar/almoco/cafe da manha. O sentar junto, passar isto/aquilo, os cheiros, as conversas..’e tudo muito precioso. Este menino na foto e o teu filho? Vi tracos que me lembraram voce das fotos que vi.Tenha um dia lindo.Aqui esta lindo e ensolarado.Bjs

Deixe a sua pitada: