A saga das panquecas

prafazerpanquecas.JPG

Acontece também com você? E você não odeia quando acontece? Você decide fazer uma receita, pensa em todos os ingredientes, menos nos óbvios – farinha, leite, ovos, fermento, pois esses você tem certeza que sempre tem! Mas o quê? Basta você começar a se preparar, pôr os utensílios alinhados, abrir o caderno de receitas, separar os ingredientes para constatar que NÃO TEM FARINHA DE TRIGO!!

Foi isso que me aconteceu quando resolvi que iria fazer panquecas recheadas com ricota para o almoço de sábado. Fiquei muito irritada, pois tive que mudar as direções da barca culinária, o que não foi uma situação feliz.
Resolvemos a questão no sábado à noite, quando o Uriel foi comprar umas coisas no Co-op e trouxe um saco de farinha. Pro almoço de domingo fiz as panquecas, recheadas com ricota e onde usei o molho de tomate que preparei para uma eventual macarronada.

A receita da massa das panquecas é da minha mãe. O recheio não tem segredo, é ricota amassada com cebolinha e salsinha picadinha e temperada com sal e pimenta do reino.

Para a massa, bata no liquidificador 2 xícaras de farinha de trigo, 2 xícaras de leite, duas colheres de sopa de manteiga, 1 colher de chá de fermento em pó, 2 ovos, uma pitada de sal. Bata bem e deixe descansar por 5 minutos. Frite as panquecas o mais fininho possível na frigideira untada com manteiga. Enrole cada uma com o recheio de ricota. Ponha num refratário, cubra com molho de tomate e salpique com queijo parmesão. Leve ao forno médio por uns 15 minutos e sirva.

6 thoughts on “A saga das panquecas”

  1. Fe, nem me conte. Na verdade virei um pouco organizada por causa de situaçoes como esta. Mas este ‘organizada’ainda está no bottom of the scale. Ah, já a batedeira, a minha nao tem o ‘lift’como digo eu.As vezes fico imaginando quando mais eficiente é do que a que nao é ‘liftavel’. Voce por um acaso teria uma resposta pra esta pergunta?

  2. Já perdi as contas de quantas vezes isso já aconteceu por isso agora tenho sacos e mais sacos de farinha de trigo e açúcar. Tenho que tomar cuidado agora é de não deixar vencer o prazo de validade! rs Tbm adorei seu fichário e que letra caprichada! Nestes tempos de digitação, quando pego na caneta já me dá cãimbra! rssss Agora sua batedeira…WOWWWW! Adorei, deve ser ótima de bater bolos e pães, as daqui são de ficar segurança na alça. Quanto às panquecas, gosto de colocar um tiquinho de queijo ralado na massa para dar um sabor extra também, além de ser um de nossos pratos favoritos.

  3. fer, eu também detesto quando isso acontece. e como acontece…
    adorei espiar seu caderno de receitas. que prático! tenho dois fichários, mas eles não ficam abertinhos assim não, são meio ruins de manusear. geralmente acabo por destacar a página, o que também não é muito legal.
    o seu é de alguma marca específica?
    beijos

Deixe a sua pitada: