Torta rústica de pêra e blueberry

perablueberrytart.JPG

A receita, tirada da edição de agosto 2006 da revista Real Simple, era de torta de pêssego. Mas eu adaptei para pêra e blueberry, que eu tinha em casa e ficou excelente. Assim que comprar pêssegos no Farmers Market, vou fazer a versão original. Mas a mistura de pêra com blueberry ficou interessante, ressaltada pelo sabor pungente do gengibre e da noz moscada.
Vou colocar aqui a receita original, e quem quiser faz com pêsssego, senão faz com pêra e blueberry, ou com outra mistura de fruta assim diferente.
Rustic Peach [Pear & Blueberry] Tart
1/3 xícara de farinha de trigo
1/2 colher de sobremesa de gengibre fresco ralado
1/4 colher de sobremesa de noz moscada ralada na hora
3/4 de xícara de açúcar
8 pêssegos em fatias [* três peras em cubinhos e 200 gr de blueberries]
1 massa para torta – pode ser das prontas, ou qualquer receita boa para torta como a de Pâte Brisée que eu publiquei aqui para a torta de maçã americana.
Pré-aqueça o forno a 425ºF/220ºC. Numa vasilha grande misture a farinha, o gengibre, a noz moscada e o açúcar. Adicione as frutas e misture bem com as mãos. Abra a massa num círculo de 30 cm e estenda num prato refratário ou forma. Coloque a mistura de frutas no centro, dobre as pontas em cima do recheio. Deixe o centro descoberto. Pincele a massa com água e polvilhe com açúcar granulado. Asse por 20 minutos, até ficar dourada. Abaixe o forno para 350ºF/180ºC e asse por mais 30 minutos, até a fruta começar a borbulhar no centro. Deixe esfriar por pelo menos 20 minutos antes de servir.
* eu usei um círculo de massa de 23 cm e fez diferença na hora de fechar a torta. Mais massa fica melhor.

perabluberrytart2.JPG

6 comentários sobre “Torta rústica de pêra e blueberry”

  1. Respondendo à pergunta da amiga, batata baroa em inglês é Parsnip. Aqui no Canada tem um formato diferente, mas o gosto é o mesmo.
    Parabens pelas receitas!
    Lilian

  2. Fer, eu não me aventuro nas tortas e nos bolos, não. Esse é um estágio avançado da culinária que ainda não alcancei.
    Te escrevo porque tenho uma dúvida linguística. Como eu poderia traduzir batata baroa para o inglês? Ops, batata baroa no Rio. Em São Paulo acho que é conhecida como mandioquinha.
    Beijos.

  3. Já devo ter falado mil vezes, mas falo de novo: me delicio nessas fotos, nessas receitas, no ritmo da escrita. Eu morro de vontade de te ver cozinhando! Eu, definitivamente, sou uma voyeur gastronômica. E sua fã.
    Beijos.
    Ah, sim, sou de Bauru, sim, vc conhece a cidade?

Deixe a sua pitada: