salada de batatas ao iogurte

batatascreme.JPG

Quando eu começo a receber batatas na cesta orgânica, fico entusiasmadissíma, pois essas são as batatas mais saborosas que existem. Colhidas de manhã cedo, preparadas e devoradas à noite, não tem igual! Eu normalmente faço receitas simples com elas, porque se encher muito de coisarada e tempero acaba escondendo o sabor natural. Geralmente eu corto elas ao meio e refogo no fogo alto, em bastante azeite, até ficarem crocantes. Ou faço uma salada, cozinhando as batatas cortadas e depois temperando com uma mistura de maionese, limão e mostarda. Ontem resolvi inovar e fiz a salada de uma maneira diferente.

Cozinhei as batatas com casca em água por uns 20 minutos. Escorri e deixei esfriar. Com o cozimento, a casca racha e abre, o que facilita o despelamento. Enquanto a batata esfriava preparei um molho. Numa vasilha coloquei três colheres de sopa de iogurte natural, uma colher de sopa da maionese, uma colher de chá de mostarda picante, sal, um fiozinho de azeite. Misturei bem com o batedor e acrescentei uma colher de sobremesa de queijo parmesão ralado e bastante garlic chives [*alguém sabe a tradução para o português desse cebolinha bem fininha?]. Misturei bem e deixei separado. Descasquei as batatinhas com as mãos. Não me preocupo muito se ficar uma casquinha ali, outra aqui. Coloquei as batatinhas descascadas no molho e misturei bem para incorporar. Servi acompanhando umas salsichas recheadas com maçã, que eu cozinhei na água e depois fritei ligeiramente no azeite.

6 comentários sobre “salada de batatas ao iogurte”

  1. Fer, depois que vi essa foto, me deu água na boca. Esse final de semana fiz essa salada duas vezes (sempre inventando novos ingredientes) dessa última vez fiz com parsley e cayenne. Perfeita salada pro verão. O RObert odeia salada de batata, mas essa ele adora!
    Beijos.

  2. essa cebolinha verde bem fininha também é chamada de ciboulette.
    também amo essas batatinhas. meu jeito preferido de prepará-las é cozinhar por 15 minutos com casca, escorrer bem, espalhar numa forma grande, polvilhar sal marinho, alecrim fresco e azeite. Depois misturo bem tudo e jogo num forno super quente. Ficam crocantes e são um delicioso aperitivo.
    adorei a receita e o site!

Deixe a sua pitada: