gelatina de blackberries com vinho tinto

blackberrieszinfandel.JPG

Eu não sou a mulher das sobremesas—nem para fazer, nem para comer. Mas ontem fiz um jantar especial e quis finalizar com uma sobremesa bonita, gostosa e refrescante. Tirei essa receita da edição de agosto de 2005 da revista Martha Stewart Living. A aparência da gelatina fica bem estranha, até na foto da revista estava um pouco esdrúxula, mas o sabor fica bem interessante, lembrando um pouco o sagu de vinho da minha infância, porém com uma textura muito mais aveludada e o detalhe saudável e bonito da fruta.
Apesar da receita ser simplésima, eu me contive de ir fazendo tudo da minha cachola e segui fielmente a receita. Por causa disso—a disciplina—rolou um estresse na cozinha, fiquei irritada, até quebrei um copo. Eu sou mesmo uma iindisciplinada, mas poderia ficar melhor se fizesse um treino de seguir uma receita de poucos passos como esta pelo menos uma vez por mês.
Blackberry-Red Wine Gelatin
[Serve 4 pessoas]
1/4 de xícara de suco de maçã
1 colher de sopa, mais uma colher de chá de gelatina em pó sem sabor
1 xícara de um vinho tinto bem encorpado, como Zinfandel
1/4 xícara, mais 1 colher de sopa de açúcar
2 xícaras de blackberries
1/2 xícara de blackberries para enfeitar
Folhas de hortelã fresco para enfeitar
Prepare uma bacia com água e gelo. Deixe de lado. Numa vasilha adicione 1/2 xícara de água, mais o suco de maçã e polvilhe a gelatina nessa mistura. Deixe incorporar. Enquanto isso misture numa panela o vinho e o açúcar. Deixe ferver, mexendo de vez em quando para o açúcar dissolver. Abaixe o fogo e acrescente as blackberries. Deixe cozinhar por 5 minutos. Retire do fogo e coloque na bacia de água com gelo para resfriar. Despeje a mistura num pirex e ponha na geladeira até ficar bem firme. Na hora de servir, corte a gelatina em cubos, coloque numa tijela bonita e enfeite com o restante das blackberries e as folhas de hortelã.

8 comentários sobre “gelatina de blackberries com vinho tinto”

  1. Sabe o que ficaria lindo? Colocar a gelatina numa mega taça de vidro, daqueles beeeeem grandes mesmo, ou um gigantesco bowl transparente. Imagina o efeito visual… Adorei a receita, vou tentar fazer com morangos ou cerejas (depois de descaroçar uma a uma).

  2. Nossa! Uma de minhas berries preferidas! A gelatina deve ser mesmo uma coisa! Ah, e quanto ao quesito sobremesa, eu sou igual a você.
    beijos,
    Sam

  3. Realmente a aparência é meio estranha, mas falou em blackberries e vinho, é comigo mesmo. E eu acho que nunca segui uma receita ao pé da letra na minha vida. Deixo todo mundo horrorizado, mas 99% das vezes todo mundo lambe os beiços.

Deixe a sua pitada: