cheese cake

No dia que eu cheguei na geleira canadense, ainda tonta, cansada, com um jet lag danado e um certo espanto, fui levada à uma espécie de café, onde estava sendo comemorado o aniversário de quarenta anos de alguém. Eu não comi nada, bebi apenas uma daquelas águas borbulhantes canadenses com sabor de kiwi, que era novidade pra mim. Eu estava muito fora do eixo para comer qualquer coisa, ainda mais açúcar. Mas foi nesse dia, em agosto de mil novecentos e noventa e dois, que conheci uma das sobremesas mais típicas da América do Norte, o Cheese cake.

O pequeno café na Broadway Avenue, chamado Calories era especializado nessa sobremesa, onde se podia comer cheese cakes de todos os sabores, com todos os toppings. Eu fui muitas vezes lá, durante os anos em que morei em Alaskatoon.
Claro que rapidinho alguém me passou a receita do cheese cake. Essa é a versão canadense da torta cremosa.

Cheese Cake Simples
Forre uma forma de 23 cm [9″] com 1 xícara de Graham Wafer Crumb Crust [uma farofa de bolacha moída] misturada com 1 colher de sopa de açúcar e 2 colheres de manteiga.
1 pacote de cream cheese [250g]
1 lata de leite condensado
1/2 xícara de suco de limão
1 colher de sopa de baunilha
1 pote de geléia de qualquer sabor [ou a receita de geléia*]

Numa vasilha grande bata o cream cheese até ficar cremoso. Gradualmente adicione o leite condensado batendo até ficar liso. Colocar o limão e a baunilha. Colocar essa mistura sobre a massa previamente preparada. Gele por 3 horas até ficar firme. Cobrir com geléia antes de servir.

* Geléia de Fruta:
Para 2 xícaras de fruta fresca misture separadamente:
1 xícara de água
1 xícara de açúcar
3 colheres de sopa de maisena
3 colheres de sopa de corn syrup
Cozinhar até a mistura ficar clara. Esfriar por 1 minuto e acrescentar 3 colheres de sopa de gelatina em pó sem sabor ou no sabor da fruta usada. Adicione as frutas, misture bem e gele. Sirva por cima do cheese cake.

Eu tenho uma receita de calda de fruta muito mais fácil e rápida:
Descongele um saco pequeno de qualquer fruta: framboesa, morango, blueberry. Quando estiver descongelado, acrescente açúcar mascavo ou mel e deixe macerar por uma hora. Sirva por cima do cheese cake.

6 thoughts on “cheese cake”

  1. Oi,
    Gostaria muito q me explicasse o que é “corn syrup” e onde posso acha-lo no brasil (no rio de janeiro, para ser mais exata), ou algum similar!! obrigada pela ajuda

  2. Gente, eu gostaria muito de saber como eu faço para encontrar ou substituir graham crackers aqui no Brasil… Qual a bolacha que mais se aproxima?
    Beijos

  3. Eu também AMO cheese cake. Comi uma fatia de sobremesa na hora do almoço no meu aniversário. Nunca preparei um por um simples e mero detalhe: preciso comprar uma daquelas formas apropriadas, hehehe. Gostei da receitinha.
    beijo grande,
    Sam

  4. Fer, eu AMO cheese cake. Pena que aqui onde moro não costuma vender. Tinha um cheese cake que eu comia no Japão, My God, coisa de louco. Leve, pouco açúcar, maravailhoso. Que saudades! Gostos também nos remetem as lembraças, não é mesmo? Um beijão!!!!

Deixe a sua pitada: