sagu de lambrusco

Uma das minhas doces lembranças de infância é uma sobremesa que era preparada em duas variações – o sagu. Na época de uvas, tínhamos sempre o sagu de uva, feito com uvas vermelhas, daquelas boas pra se fazer vinho e que eram extremamente comuns na década de 70. E quando não tinha uva, minha mãe mandava fazer o manjar dos deuses para nós, crianças, o fabuloso sagu de vinho! Imaginem a nossa felicidade, ao poder comer uma vez por ano, talvez duas, uma sobremesa feita com bebida alcóolica! Nos sentíamos os bacanões, como se estivessemos girando displiscentemente uma bela e perfumada taça de vinho.
Toda essa reminiscência proustiana pra dizer que outro dia me deu vontade de comer sagu, e tinha que ser o de vinho, o mais excitante. Saí pra comprar sagu, mas meu etinerário não me levou na direção das lojinhas asiáticas, onde é facílimo achar as bolinhas de tapioca, que é o nome que o sagu leva aqui. Por acaso, achei uma coisa bem mais prática, vamos dizer, um sagu instantâneo, coisa pra sossegar as bichas em menos de dez minutos. A tapioca milagrosa vem numa pequena caixinha e tem o sugestivo nome de Quick Cooking Minute Tapioca da marca Kraft. Comprei [excomunguem-me!] no Wal-Martão de Dixon, onde agora tem [lordhavemercy!] um supermercado.
Bom, pra fazer o sagu, usei um vinho borbulhante de sobremesa, o adocicado Lambrusco. Segui a receita da caixinha, que era para pudim de suco de maçã. Fica pronto num instante e mata bem as saudades do sagu de vinho da minha infância.
A receita:
Sagu de vinho
1/3 xícara de açúcar
3 colheres de sopa de tapioca
1 pitada de sal
2 xícaras de vinho lambrusco
Misturar os ingredientes numa panela média e deixar descansar por 5 minutos. Cozinhar em fogo médio mexendo sempre até começar a ferver e engrossar. Tirar o fogo e deixar descansar. O sagu engrossa bem depois de frio. Serve 4 porções médias, 6 pequenas, duas grandes.

Deixe a sua pitada: