Beef Stroganoff

O Sam acha estrogonofe uma comida cafona, e eu até concordo. Aquela monstruosidade feita com catchup e creme de leite de latinha é realmente um horrore!
Recobrei a minha coragem de fazer e comer essa comida quando achei uma receita realmente boa. Fina, delicada e SEM CATCHUP!
A receita é da MS [whoelse?], testada e aprovada na minha cozinha.
Beef Stroganoff
Tempere meio quilo de top sirloin ou outra carne macia cortada em tiras curtas com sal e pimenta do reino. Aqueça um pouco de óleo ou azeite numa frigideira de ferro e refogue a carne até ela ficar cozida e bronzeada. Retire a carne da frigideira ou empurre tudo para um canto [que é como eu faço]. Acrescente um pouquinho mais de azeite e refogue uma cebola média cortada em fatias finas. Deixe amolecer e acrescente meio quilo de cogumelos brancos frescos [eu já fiz até com baby portobello-crimini] cortados em fatias. Deixe refogar um pouco, acrescente uma xícara de caldo de galinha ou de legumes. ** esse detalhe não estava incluido na receita, mas eu sempre acrescento um pouco de Brandy, ou qualquer outra bebida robusta nessa etapa do cozimento ** Deixe ferver por uns 5/8 minutos. Acrescente uma colher de sopa de mostarda Dijon e cozinhe por mais uns dois minutos. Desligue o fogo e acrescente meia xícara de sour cream [dá também pra usar iogurte natural, que fica bom, ou iogurte grego, que fica excelente], salpique com folhas frescas de erva doce ou mesmo a seca [dill] e sirva com um macarrão bem largo [wide egg noodles].

9 comentários sobre “Beef Stroganoff”

  1. fer,
    fiz ontem. adorei. e olha que eu sou toda orgulhosa do meu estrogonofao tradicional (com creme de leite FRESCO e SEM catchup tambem)!
    o sour cream faz uma diferenca enorme, ne? menina! e olha que nem coloquei o brandy porque nao tinha. nem erva-doce, nem estragao e ficou uma delicia mesmo assim (ja te falei que sao duas coisas diferentes embora sejam da mesma familia, nao falei?)!
    ah, vem ca. e meio quilo de cogumelos mesmo? sei que eles “encolhem”, mas e bastante, nao e?
    beijao, este vai pro dodo (http://www.amazon.co.uk/gp/product/1903001099/ref=wl_itt_dp/203-5713395-1965525?ie=UTF8&coliid=I1GGE7MW524Q8K&colid=3H15FMZ0RAYSA).

  2. Fiz ontem !!!
    Não consegui esperar muito tempo para testar a receita.
    Além de ser deliciosa (o sabor é qualquer coisa), é muito rápida. Em menos de meia hora o almoço estava na mesa.
    Os passos mais demorados são: cortar a carne em tirinhas e aquecer a água para o macarrão…hehehe.
    Pode melhor ? Gostosa, prática e super rápida !

  3. Ôpa, olha só: mais uma companheira que andava desiludida com o prato, hehehe! God save MS!
    Minha implicância como o strogo é mais pelo fato de alguns amigos mo pedirem como se fosse o último grito da gastronomia e eu já cansei da coisa. Foi um dos primeiros pratos, digamos, mais elaborados, que preparei, 20 anos atrás, lá no início de minhas incursões na cozinha.
    Prometo considerar essa receita de uma próxima vez.
    Thank you, Fer!
    Bjs,

  4. Yummy !
    Nossa, Fernanda…fiquei com água na boca.
    MStewart é uma santa mesmo: acabou de realizar o milagre de fazer com que eu volte a considerar strogonoff como uma possibilidade gastronômica !
    Vou testar a receita neste final de semana mesmo !
    Abração !

Deixe a sua pitada: