Bolo de amêndoas norueguês

Talvez eu faça esse bolo pro Natal, junto com a Torta Brownie de Avelã, receita da Gisa. Essa receitinha já foi testada e aprovada. Fez o maior sucesso no jantar na casa de uma amiga. A receita eu peguei na internet, mas depois achei uma bem semelhante num número da Everyday Food da Marthinha Malandra Stewart, então fiquei mais tranquila com a certeza que daria certo. É um bolo sem farinha e tem as amêndoas, que são ótimas pro coração. Mas o molhinho que vai em cima é uma perfeita bomba de colesterol. Então é bom fazer este bolo apenas em ocasiões especiais.
A receita:
Para a massa:
6 claras de ovos
1 xícara de amêndoas moídas
1 xícara de açucar de confeiteiro
1 colher de chá de fermento em pó
Para a cobertura cremosa:
1/2 xícara de creme de leite [creme para chantily – whipping cream]
5 gemas de ovos
1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de manteiga
Bata as claras até elas ficarem bem firmes. Acrescente as amêndoas às claras em neve. Adicione o açúcar e o fermento. Ponha numa forma redonda untada e asse por 30 min em forno pre-aquecido no médio [350F]. Deixe esfriar e desenforme.
Numa panela, coloque o creme, as gemas e o açucar e vai batendo com um batedor de claras em fogo baixo até engrossar. Tire do fogo e acrescente a manteiga, batendo até que o creme fique liso. Deixe esfriar e derrame sobre o bolo.

almondcake.JPG

6 comentários sobre “Bolo de amêndoas norueguês”

  1. Então estava pesquisando sobre o bolo de amendoas, o meu marido e Norueguês e ele adora esse bolo, a mãe dele sempre tem, achei agora uma caixinha de massa de bolo de amendoas e queria experimentar, mas a cobertura feita na noruega e de ovos, fica bem amarelinha, acho que em portugal se chama doce de ovos, pelo que tenho lido, tenho que perguntar a sogra qual a receita. Adorei vou testar essa receita do bolo. Beijinhos.

  2. Olá! Estou organizando meu caderno de receitas e na procura de uma receita de bolo de amêndoas que eu não tinha, vim parar aqui no seu blogger. Muito legal ele! Adorei essa receita. Parabéns!
    Um abraço

  3. Beleza, e que tem uns bolos que nao tem a menor graca sem cobertura, nao sabia se esse era um deles 🙂 Tem um bolo de nozes que a minha mae faz que tem uma cobertura parecida com essas, eu nunca coloco, mas o bolo e muuuuito bom.

  4. Lu, a cobertura faz parte da receita, mas nada eh obrigatorio nessa vida, neh? se nao quiser nao precisa fazer. o bolo eh bom, fica bem seco e fino. voce pode fazer a cobertura e servir separado, poe no bolo quem quiser. beijos!

Deixe a sua pitada: