pinga de Thanksgiving

» eu escrevi este post em dezembro de 2002, quase véspera de Natal. Mas como eu falo de uma receita de peru, vou republicá-la nesta véspera de Thanksgiving, quando estou exausta, com o dedo queimado e pensando como vou levar uma torta de chocolate – que ficou horrível visualmente – balançando no carro até San Francisco sem transformá-la num monte de farelo melequento….
. . . . . . . . . . . . .
Hoje eu planejei ir comprar o peru, mas quem disse que eu consegui? O fogão da guest house não estava acendendo e ficamos a tarde toda esperando o cara que viria arrumar. O conserto do fogão ficou metade do preço de um novo. Aqui é o país do descartável mesmo….
Resolvi inovar na ceia de Natal, fazendo umas receitas diferentes. Vou preparar uns ‘tapas’ [aperitivos] de um livro de receitas mediterrâneas que a Patricia me deu. E uma torta de ameixas também de lá. O peru será o mesmo, com receita tradicional da minha mãe – ao vinha d’ alho. Mas eu peguei o livro Comer Bem da Dona Benta pra ler a receita. Eu acho essa receita o máximo:
1 peru
1 copo de pinga
Pouco antes de matar o peru, dê-lhe, às colheradas, um bom copo de pinga e, quando ele ficar bêbado, caído, mate-o, cortando-lhe o pescoço mais ou menos no meio, separando-lhe, assim, a cabeça do corpo.

Coitado do peru!!!!! Vai ser embriagado e assassinado…. Que maldade, matar o bicho bêbado!!!!

peru1.jpg

Depois a receita ensina a depenar, limpar, temperar e finalmente assar. Ufa, pusta trabalheira! Melhor ir ao Safeway e comprar a coisa congelada e limpa.
Essa receita da Dona Benta é para quem quer fazer tudo do jeito antigo e tradicional. Só para ensinar a rechear o peru com a farofa são dez passos….. Coisa sofisticada!!

peru2.jpg

Eu quis ter esse livro porque não tinha nenhum livro de receitas em português. Lembrei desse, que acho que minha mãe tinha uma edição da década de 60. A Leila me deu esse na 73ª edição. E eu fiquei pensando quem será essa tal de Dona Benta? Será que ela realmente existe, como a Ofélia? Questão intricadíssima, como a receita do peru!!

7 comentários em “pinga de Thanksgiving”

  1. Adorei tudo os comentarions e essa Dona Benta e velha hein minha gente? Minha mae tem livros de receita dela e vivia tentando fazer suas receitas e eu la do lado dela tentando entender como fazer a receita para natal. Quando eu li eu nao acredito que Dona Benta e lembrado aqui neste pais. Que legal… Beijos para todas.
    Marcia Kelly

  2. Tenho coisas antigas; mas, de vinte anos atrás, só (bem, do outro século, hehe). Um livro chamado 1001 Receitas (nem sei se ainda é editado), que parece este aí, com receitas muito elaboradas, às vezes sofisticadas, muita areia pro meu caminhãozinho – mesmo assim, já consegui fazer algumas… Agora, e vc? Tirou fotos da sua obra de arte? Bjs

  3. Só espero que essa torta horrível visualmente não seja aquela de liquidificador que eu te mandei a receita!! Até pq ela é mais bolo mesmo, nao é torta… é, acho que me salvei da vergonha. hehehe
    boa viagem e bom jantar!
    beijos

  4. Happy thanksgiving, Fer!
    Eu só como peru no Natal mesmo. Dizem que no Ano Novo não pode comer animal que cisca pra trás, hehehehe, superstições típicas dessa época do ano.
    Minha mãe tem uma edição antigona da Dona Benta, caindo aos pedaços, mas eu prefiro colocar um livro novo na minha wish list a esperar minha parte da herança, né mesmo?
    beijão,
    Sam

Deixe a sua pitada: